ABS-RS lança curso on-line sobre negócios e mercado vitivinícola

Se você está pensando em entrar no negócio de vinhos – leia novamente, estou falando sobre NEGÓCIO, ou seja, ter uma loja, uma representação ou até importação, eu te conto, com conhecimento de causa, que é preciso muito estudo e entendimento do mercado, como qualquer outro negócio. A diferença aqui é que muitas vezes nos deixamos levar pela paixão pelo vinho e confundimos um pouco as coisas.

Se esse é o seu caso, veja o curso que a ABS-RS está lançando. Os profissionais envolvidos são de alto gabarito e certamente o conhecimento será à altura.

Nunca foi tão difícil gerir uma empresa em meio a um cenário de tamanha incerteza. Empreender em um segmento específico, nesse caso, tornou-se ainda mais desafiador. Essas conclusões levaram a secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) a promover um curso on-line sobre o tema, com vagas limitadas. “Negócios e Mercado do Vinho – O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso” inicia no dia 20 de maio e foi desenvolvido para profissionais da área de vinhos e bebidas em geral, empreendedores ou mesmo enófilos que desejam ampliar seus conhecimentos acerca desses assuntos.

“O curso aborda, de forma sistemática e didática, os principais tópicos relacionados à dinâmica de mercado, perfil do consumidor e ferramentas de construção de marca e comunicação para atuar no mercado brasileiro, além de ter extensa carga horária e convidados especiais que vão dividir com os alunos suas experiências nas mais diversas áreas do conhecimento”, antecipa Andreia Gentilini Milan, diretora da ABS-RS e uma das professoras do curso que terá ainda a condução dos colegas Caroline Dani, Júlio César Kunz, Juciane Casagrande Doro, Marcos Graciani e Patrícia Binz.

Além do respaldado quadro de professores da ABS-RS, entre os speakers convidados estão nomes de peso do mercado brasileiro e internacional, como Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting BI; Rodrigo Lanari, fundador da Winext Brazil e representante da Wine Intelligence no Brasil; Ari Gorenstein, fundador e co-CEO da Evino; Darci Dani, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); Luiz Baruzzi, diretor da Rede São Paulo Supermercados; e Fabiano Olbrich, CEO da UntDesign e profissional renomado na criação de embalagens para o segmento vitivinícola.

Negócios e Mercado do Vinho terá uma carga horária total de 32 horas, sendo 24 horas da grade curricular normal acrescida de oito horas de formações extras, sempre às quintas-feiras entre 18h30min e 21h30min (confira a programação completa no final). Os alunos poderão rever o conteúdo gravado sempre que quiserem, por até seis meses contando a partir do início das aulas.

No dia 8 de julho, o curso terá um debate com marcas líderes e grandes especialistas no mercado brasileiro. Entre os nomes confirmados está Carlos Cabral, wine expert que há 20 anos está à frente da área de vinhos da rede Pão de Açúcar, a maior importadora de vinhos do país, além de representantes da Concha y Toro, como também da Freixenet, a grife que, desde 2020, reposicionou sua marca no mercado brasileiro.

“A formação também trará como um de seus principais diferenciais três horas de mentorias e materiais extras como uma planilha para formação de preço de vinhos, uma cartilha explicando a tributação do setor, além de aulas envolvendo plano de negócios, apresentação do ponto de venda e site, além de ética e responsabilidade no consumo e na comunicação da bebida”, detalha Juciane Casagrande Doro, diretora Institucional da ABS-RS e profissional com mais de 20 anos como diretora comercial em vinícola.

SERVIÇO

Curso On-line “Negócios e Mercado do Vinho – O que você precisa saber para ter um negócio de sucesso
Quando: 
20 de maio a 8 de julho de 2021 (sempre às quintas-feiras)

Início das aulas on-line ao vivo: 18h30min (duração de três horas por encontro)

Investimento: R$ 3.900 (público em geral) e R$ 3.600 (associados da ABS-RS). Ambos os valores podem ser parcelados

Inscrições: www.absrs.com.br

Mais informações: (54) 9.9972.0130 ou contato@absrs.com.br

CONTEÚDO DO CURSO

20/05O presente e o futuro do mercado brasileiro de vinhosPanorama do mercado mundialPanorama do mercado brasileiroO futuro dos vinhos importadosO futuro dos vinhos brasileirosConvidado: Felipe Galtaroça (Ideal Consulting BI)
27/05O perfil do consumidorComportamento do consumidor mundialComportamento do consumidor brasileiroTendências de consumoImpacto de cada geraçãoConvidado: Rodrigo Lanari (Wine Inteligence)
03/06Check list para montar o seu plano de negócios no mercado do vinhoO modelo de atuação em diferentes canais de vinhosRaio-X dos canais: delivery, on-line, empórios, supermercados, distribuiçãoInfográfico bônus: passo a passo de como estruturar modelo de negócio
10/06O bê-á-bá da formação de preço no mercado do vinhoComo elaborar a base da precificação para atuar em diferentes canais no mercado do vinhoImpacto tributário na formação de preçoConvidado: Darci Dani (Agavi)Bônus: Guia básico – Desvendando o sistema tributário do vinho no Brasil
17/06Por trás da gestão da categoria de vinhosSeleção/revisão de mix de produtosExposiçãoCalendário promocionalAtivações de Ponto de Venda (PDV)Gestão de estoque/giro de produtos- Dinâmica das diferentes categorias de preçoConvidado: Luiz Baruzzi (Rede São Paulo de Supermercados)
24/06On-line: é pra lá que eu vouModelo de negócio para atuação nas plataformas de e-commerce, delivery, pague e retire na lojaPlataformas existentes, vantagens e desvantagensComo rentabilizar no e-commerceConvidado: Ari Gorenstein (Evino)
01/07Quem comunica se posiciona no mercado do vinhoO protagonismo das mídias sociaisO impacto das embalagens e das ações no Ponto de VendaA percepção de valor de produtoLegislações pertinentes nas formas de atuação
08/07Debate: marcas de destaque do vinho no BrasilBate-papo com as marcas líderes de mercado e grandes especialistas no mercado do vinho no Brasil.Convidados:Concha y Toro: como manter liderança de mercado (Mauricio Cordero Barrera, diretor Geral da VCT Brasil Importação e Exportação)Freixenet: a virada e o reposicionamento da marca no mercado brasileiro em 2020 (responsável pela sede da Freixenet no Brasil, onde atua como diretor executivo há 10 anos, tendo atuado no reposicionamento que transformou o status da marca em premium)Pão de Açúcar: posicionamento de mercado e fidelização do consumidor (Carlos Cabral, wine expert que há 20 anos está à frente da área de vinhos do maior importador de vinhos no Brasil)
03/0710/0715/07Mentorias gratuitas com os principais experts do mercado na área de vinhosSábados: 9h às 12h (03 e 07/07)Quinta: 18h30min às 21h30min (15/07) 

AULAS E MATERIAIS EXTRAS

TemaAula/Material extraData/horaProfessor
Sete etapas para colocar seu negócio de vinho em péAula Extra 1 12/05 19hJuciane Casagrande Doro
(ABS-RS)
Ética e Responsabilidade no consumo e comunicação do vinhoAula Extra 2 29/05 10hCaroline Dani
(ABS-RS)
Embalagem: tão importante quanto o conteúdoAula extra 3 26/06 10hFabiano Olbrich
(UntDesign)
Check List definitivo para seu plano de negóciosInfográfico Juciane Casagrande Doro
(ABS-RS)
Tributação do mercado do vinhoCartilha Marcos Graciani/ Caroline Dani
(ABS-RS)
Formação de preçoPlanilha Juciane Casagrande Doro
(ABS-RS)

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *