Lembro-me perfeitamente da primeira vez que ouvi falar em Vacqueyras. Foi com um importador (que infelizmente não está mais no mercado) e que me disse algo como “olha, eu sei que você provavelmente não conhece Vacqueyras, mas leva essa garrafa para você e guarde por uns 10 anos. É um belo vinho de uma apelação muito bacana”.
Claro que eu cheguei em casa e fui pesquisar e desde então, tenho uma grande admiração pelos vinhos feitos lá.
E para quem, como eu na época, não conhece, Vacqueyras fica no Vale do Rhône, de onde saem grandes vinhos.
Mas vamos falar um pouco sobre esse, o Òra Vacqueyras 2016, que é importado no Brasil pela Evino. Degustei ele no Top5 do Encontro de Vinhos e na minha opinião, foi um dos melhores vinhos de todo o painel, considerando tintos, brancos, espumantes e rosés.
O corte (mistura das uvas) é de Grenache, Syrah e Mourvedre, que é o mais comum na região do Rhône e que mostra toda a sua força e potência. Não pareceu nem um pouco “envelhecido”, o que me diz que se quiser guardar por mais alguns anos, dá tranquilamente.
Intenso, marcante, com aromas que lembram frutas e ervas ou pimentas, eles vão se alternando numa dança na taça que é uma delícia de acompanhar.
Mas delícia mesmo é beber! Tudo o que contei dos aromas a gente sente na boca e que ficarão ainda melhores se você tiver uma boa comida até um pouco apimentada para acompanhar. Eu sugeriria até um steak tartar bem temperado, se você curtir.
A Evino é conhecida por trazer vinhos a bons preços e esse não foge à regra. Pode comprar que não vai se arrepender.
Deixe um comentário