Algumas regiões vinícolas no mundo são tão complexas, que se você passasse a vida inteira dedicado só a uma delas, ainda assim teria um monte de coisas para aprender. Para mim, Bordeaux é assim. Quanto mais eu estudo ou provo vinhos, vejo que não conheço nada e que tem um monte de vinhos, de sub-regiões, denominações e até de uvas (em momentos raros) que eu precisaria aprender muito mais.
E recentemente estive na loja da Vinos & Vinos, que tem um belíssimo portfólio de vinhos franceses e italianos (além de outros de países como o Chile) e provei alguns vinhos. Dentre eles estava o Château Prieuré Canteloup 2009, um vinho feito numa safra muito boa e com as uvas Merlot (60%), Cabernet Sauvignon (15%) e Cabernet Franc (15%). Esse é um “Grand Vin de Bordeaux, feito na região de Côtes Bordeaux.
Foi um vinho que me chamou a atenção pois ele é bem clássico da região, trazendo aquelas frutas negras, aquele toque mais aveludado, mas bem intenso, apesar de me parecer ainda um pouco jovem. Segundo o pessoal da importadora, se deixar ele aerando, ele ficará bem melhor. É ver para crer (mas eu tendo a acreditar que sim).
Como é difícil de encontrar bons Bordeaux com preços acessíveis, esse pode ser até considerado um “achado”. Custa pouco mais de 100 reais e vai dar certamente uma boa alegria à mesa. (veja o link do produto aqui)
Se provar, me conte o que achou.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário