Comer bem não faz mal a ninguém! E pensando nisso eu vi essa notícia e achei muito interessante. Vai que alguém está indo para a França nessa época (20 a 22 de setembro) e consegue participar de alguma dessas atividades. Parece que vai ser bem interessante. Veja as informações da Fête de la Gastronomie 2013 e delicie-se. E se ainda estiver em dúvida, veja o vídeo no final, aí vai ser difícil resistir.
======================================
Em sua terceira edição, a Fête de la Gastronomie 2013 (Festa da Gastronomia 2013, em tradução livre) apresenta muitas novidades. O evento criado pelo Ministério do Turismo francês para celebrar a nomeação da refeição francesa como Patrimônio Imaterial da Humanidade, sempre comemorado na passagem do verão para o outono europeu, acontecerá neste ano em 3 dias consecutivos, de 20 a 22 de setembro, nas 27 regiões francesas.
O objetivo é reunir franceses e turistas em torno da boa mesa. Em 2012 , mais de 150 000 profissionais participaram da organização de 3 800 eventos. Até o presente momento 20 grandes banquetes populares foram anunciados para 2013. Milhares de pessoas são esperadas no Palácio dos Papas em Avignon, Pays de la Loire, Alsácia , Borgonha, Carcassone e Paris.A Bretanha vai organizar um banquete que será preparado por mais de 100 pessoas para adolescentes, para mostrar que a gastronomia interessa a todas as idades.
Ao todo 32 piqueniques serão organizados nas regiões da Borgonha, Aquitania, Alsácia, Rhône Alpes, Provence, Île de France e Languedoc Roussillon. Na oportunidade, dodas as pessoas são convidadas para piquenicar (na França um verbo) e descobrir os produtos de terroir direto dos produtores locais.
Além disso, percursos gourmets serão propostos. Durante os 3 dias de festas será possível:
- Invadir a cozinha dos grandes chefs e aprender técnicas culinárias;
- Visitar empresas alimentícias e aprender mais sobre colheita e armazenamento;
- Descobrir receitas ancestrais de restaurantes famosos;
- Visitar pastos e aprender como são tratados rebanhos e quais as diferenças entre as diferentes raças;
- Iniciar-se na cozinha orgânica;
- Participar de ralis e corridas gastronômicas em várias regiões da França;
- Conhecer mais sobre os mistérios dos vinhos, licores e demais bebidas alcoólicas em caves e vinhedos;
- Inscrever-se em colóquios e mesas redondas sobre história e sociologia dos alimentos.
Serão também organizados concursos de desenhos , para crianças de 8 a 11 anos, e de receitas de “chefs amadores”.
Informações detalhadas, em francês sobre o evento, assim como todo o calendário de atividades poderão ser encontradas no site www.fete-gastronomie.fr
Deixe um comentário