Estive recentemente no Sul da Itália a convite da Lufthansa, para conhecer a Puglia e a Basilicata. São duas regiões que produzem vinhos, que têm muita história, lugares fantásticos, mas que não são tão conhecidas (ou pelo menos visitadas) quanto o norte. No material de divulgação dizia que o lugar era fantástico, mas confesso que quando eu recebi o convite eu pensei: “será que é realmente tão bacana quanto o norte?”.
Sim, é! Aliás, é como dizia em algum momento, “um paraíso escondido”. Visitei cidades históricas como Lecce, Matera, Manduria (onde se tem o famoso Primitivo di Manduria) e outras que eu vou contar por aqui e obviamente provei muitos vinhos, com direito até a conhecer uma uva nova, que eu nunca tinha provado, a Sussumaniello.
O Sul da Itália tem um povo muito acolhedor e simpático. Não é raro (e aconteceu comigo) você pedir informação na rua e a pessoa te levar até o local, mudando sua rota só para te ajudar. Também não é raro você sair da cidade e em alguns minutos deparar-se com paisagens fantásticas de vinhedos ou plantações de oliva. Aliás, a Puglia é a maior região produtora de azeite da Itália, com mais de 60 milhões de árvores em seu território.
É, tem bastante coisa para contar. Nos próximos posts colocarei aqui os vinhos provados e um pouco de cada cidade que eu visitei e desde já fica a dica: se for à Itália, considere o sul. Não vai se arrepender.
Um abraço
Daniel Perches
* Viagem a convite da Lufthansa e organizada e guiada por Robertson Wine Tours (veja o tour completo aqui)
Deixe um comentário