Em minha visita ao Consulado da França no Brasil, por conta da apresentação do reconhecimento do termo Champagne (veja o post aqui), eu tive a oportunidade de provar alguns belos exemplares desta região que me deixa sempre tão feliz. E um deles foi o Cattier Brut Antique Rosé Premier Cru. Aliás, foi uma sorte, porque eu já estava saindo quando vi a mesa de doces e lá estava ele, me esperando.
Esse Champagne rosé é feito com 50% Pinot Noir, 40% Pinot Meunier e 10% Chardonnay e encanta pela sua leveza e elegância.
E me parece que os organizadores do evento acertaram em cheio em colocá-lo para ser degustado junto com os doces, porque apesar de bem seco, por ser relativamente leve e frutado, pode casar perfeitamente com uma sopa de frutas vermelhas gelada, por exemplo, como a que foi servida no dia. A acidez das frutas e o sabor levemente doce harmonizou perfeitamente com as notas iguais deste espumante.
Outra sobremesa, que inclusive é clássica da França, que deu muito certo foi o Macaron. Esse pequeno doce deixa um residual levemente gorduroso na boca e o champagne passa depois “limpando” de forma fantástica.
Acredito que vá muito bem com comidas salgadas também, sem dúvida, mas neste dia o Cattier Rosé foi o parceiro ideal para os doces.
Os Champagnes Cattier são importados pela Interfood/TodoVino no Brasil e esse custa em torno de R$ 240,00.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário