Estive em um evento do Alentejo e foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre essa região. Publiquei já sobre os grandes vinhos que provei lá (veja em 5 grandes vinhos do Alentejo), mas vi que ficou faltando muita informação bacana, para quem quer se aprofundar no assunto.
Você sabia que o Alentejo é a maior região de Portugal? Essa região que fica ao sul de Portugal sofre influencia de correntes marítimas e continentais, produzindo vinhos intensos, fortes e de grande caráter. A maioria dos vinhos do Alentejo é de corte.
Veja algumas das uvas típicas da região.
Brancas:
Antão Vaz (que estava praticamente extinta e foi replantada nos últimos 15 anos). Tornou-se a uva branca mais plantada da região. Aromática, que pode trazer aromas de tangerina de maracujá, Apesar do aroma forte e intenso, não tem muito corpo.
Roupeiro é uma uva menos aromática, mas na boca é bem volumosa e gorda e por isso fazem corte com as duas.
Arinto tem pouco aroma, pouca estrutura, mas com excelente acidez. A união de todas elas faz com que os vinhos fiquem bem complexos.
Tintas
Trincadeira é uma uva difícil, que dizem que você ama ou odeia. Aromas bem marcados de framboesa e groselha, leve herbáceo.
Aragonez também é uma uva muito plantada e que aporta ótimos aromas e força ao vinho.
Aliciante Bouschet é a uva emblemática do Alentejo. Muito rústica, mas muito estruturada. Foi feita em laboratório, vinda do cruzamento de Petit Bouschet e Garnacha Tintoreira.
E aí vai uma curiosidade: a Alicante Bouschet foi criada pelo cientista Henry Bouschet. Ele era um cara que nunca saia do laboratório e nunca viajava ou tirava férias. Só viajou uma vez para a cidade de Alicante e achou que era a cidade mais bonita do mundo (mas era a única que conhecia). Aí ele não teve dúvida: batizou com o seu sobrenome e com o nome da sua cidade favorita.
Outra curiosidade é que a Alicante Bouschet tem polpa com cor. É uma uva tintoreira. Em geral as uvas tintas têm a polpa branca e o que dá cor é a casca, o que é diferente da Alicante Bouschet.
Gostou? Eu achei a região bem interessante e com vinhos bem vibrantes e estou disposto a conhecer um pouco mais.
Se você tiver alguma sugestão de vinho de lá, me manda.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário