Eu nunca tinha provado um Merlot (que é uma uva tinta) vinificado em branco. Antes que você se assuste, é possível sim fazer isso com a Merlot e com todas as outras uvas tintas. O que acontece é que a casca da uva Merlot é tinta, mas a polpa é branca. Para fazer um vinho branco com uma uva tinta é só colocar no tanque, prensar e depois tirar a casca. O que sobra é a polpa, aí o pessoal vinifica como um vinho branco normal. Interessante, não?
Esse Merlot é produzido pela Foffani, lá na Itália e importado pela Winelovers no Brasil. No nariz tem leve toque floral e bastante mineral. Na boca é seco e o mineral aparece de novo, bem presente. Não dá para comparar com nenhum outro vinho branco. É realmente diferente e único.
Testei com alguns queijos como o manchego e foi bem. Testei com comidas que em geral daria certo com o Merlot tinto e, obviamente, não deu certo (calma, era só porque eu tinha as comidas e queria saber como ia ficar. É claro que não daria).
Se você gosta de novidades e de provar vinhos diferentes, vale a pena conhecer esse. O melhor de tudo é que custa relativamente barato. 55 reais direto com o importador.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário