Falar em restaurante espanhol em São Paulo é falar obrigatoriamente no Don Curro. Os caras estão lá no mesmo lugar há muito tempoe parece que a cada ano o negócio fica melhor. Estive no restaurante há uns 6 anos, comendo é claro, uma paella e agora voltei para revisitar o local. Dessa vez, mesmo com dor no coração, procurei provar outro prato. Dor mesmo, porque enquanto eu esperava o meu prato (que dá muito bem pra 2 pessoas e até sobra), passou uma daquelas panelas enormes, com aqueles camarões saltando pra fora, que quase eu que saltei pra dentro da panela.
Mas o esforço não foi em vão. Provei os calamares rellenos, um prato que é bem interessante. Eles pegam os calamares e enchem com camarões triturados, deixando a mistura muito harmoniosa e interessante.
O molho é vermelho, mas leve, o que permite harmonizar com diversos vinhos. Sem provar eu sugeriria um bom rosé ou até um tinto, mas eu provei com um vinho muito interessante, o Ramón Bilbao Viura 2009, que é importado diretamente pelo Don Curro. O vinho me encantou, com notas florais leves, um toque de frutas brancas, leve amanteigado e na boca excelente corpo, acidez na medida e um retrogosto muito agradável. Um belíssimo vinho que por incrível que pareça acompanhou bem o prato e tenho certeza que acompanha bem a famosa paella também.
Mas o Don Curro não é só restaurante. Eles têm uma adega lá que deixa qualquer um impressionado. Além dos vinhos da carta, possuem algumas raridades, como um Castillo Ygay 1968, um até mesmo um Tondonia 1975 (esse o Zé Maria, um dos proprietários, não vende de jeito nenhum. Se você realmente quiser, tem que convencer o espanhol).
Outra peculiaridade do Don Curro é a Sangria. É uma mistura de vinho tinto, soda (ou gaseosa), frutas e se der sorte, um pouco de licor ou Contreau. A mistura fica muito gostosa, refrescante e leve. Aliás, cuidado para não querer beber a jarra inteira sozinho, porque quando levantar vai ver os efeitos dela.
Se você curte comida espanhola, recomendo que vá ao Don Curro. Vale a visita com a família ou com amigos. Nos finais de semana fica cheio (chegue cedo para não ter que esperar muito), mas durante a semana é bem tranquilo. E se você tiver que esperar, peça uma porção de Jamón. Tenho certeza que quando chamarem sua reserva, você vai é querer ficar esperando mais.
Gostei muito da minha segunda visita ao Don Curro e resolvi fazer um programa com eles. Vou levá-los ao Desafio ao Vinho. O que acham de um “Desafio da Paella”?
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário