Provei esse vinho em um evento que tinha a intenção de mostrar “Os grandes vinhos da Toscana”. É claro que não passamos por todas as DOC’s e DOCG’s da Toscana, porque senão o evento teria que ter uns 3 dias, porque seria realmente muita coisa.
Mas provamos 5 vinhos e o primeiro era esse, o Cesani Vernaccia di San Giminiano DOCG 2009. E como “vinho é cultura”, um dado interessante é que a Vernacchia di San Giminiano foi a primeira DOCG de vinho branco. O título veio em 1993 e com ele vieram também as regras. Para um vinho ter o selo DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) ele precisa ter no mínio 90% da uva Vernaccia.
O Cesani tem 100% de Vernaccia e é muito interessante. Aliás, acho que foi o primeiro vinho branco da Toscana que eu provei. E como ninguém está livre de preconceitos, eu não imaginava que na Toscana, a terra dos vinhos tintos, poderia ser feito um vinho branco de tamanha qualidade.
O vinho alia muito bem força e elegância e é daqueles que vai se abrindo com o tempo, se deixado na taça e bebido lentamente e vai mostrando alguns toques minerais e de frutas brancas. O vinho foi muito bem definido pelo sommelier que estava apresentando o evento: “e um branco com a força de um tinto”.
E essa força também pode ser usada na gastronomia. O vinho pode muito bem ser harmonizado com um molho de queijos e talvez até com algumas especiarias. Realmente um branco diferente e bem marcante, como um bom vinho da Toscana.
Eu deveria ter imaginado que eles não fariam coisa ruim por lá…
Se quiser saber mais sobre os vinhos, veja o site da Cesani.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário