Essa semana eu provei um vinho que me impressionou. O Matarromera Reserva 2005 é o típico espanhol de Ribera Del Duero, que tem uma ótima qualidade e longevidade, e também um ótimo preço (considerando-se a sua categoria). São características que queremos encontrar em todos os vinhos, não é mesmo?
Esse é feito 100% com a uva Tempranillo, que é a uva emblemática daquele país. O vinho fica 16 meses em barricas de carvalho antes de ser engarrafado. É um bom tempo e que se não for bem trabalhado, pode deixar o vinho com muito aroma de madeira. Não é o caso desse, que tem aromas bem definidos de ameixa preta, amora, chocolate e um pouco de defumado. Em boca é muito macio, com uma acidez muito equilibrada e um final longo e gostoso. É um vinho que acompanha muito bem comidas e deve ficar ainda melhor com elas.
Apesar de já ter 7 anos de vida, ainda estava jovem. Dá pra comprar esse vinho e guardar por muito tempo. Mas, como sempre, fica aquela dúvida: você consegue guardar os seus vinhos? Eu não consigo. Eu compro e bebo. Então quando quero (tentar) guardar algum, eu tenho que comprar duas garrafas.
E como eu dizia sobre o preço, se considerarmos que é um vinho de altíssima qualidade, tem um preço acessível. Custa 145 reais. Nada absurdo para um vinho especial como esse.
A importação é feita pela Grand Cru.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário