Todo bom enófilo sonha com a possibilidade de provar grandes vinhos. E apesar de termos aqueles nomes franceses bem conhecidos decorados e sempre na expectativa de poder prová-los, existem muitos outros, inclusive de outros países, que estão à altura, pra não dizer até acima de sua qualidade. Mas esse é um mérito que não devemos entrar, inclusive porque envolve gosto.
A verdade é que o Pintia é um dos grandes vinhos do mundo que quem puder provar, não vai se arrepender. Ele é produzido na região de Toro, na Espanha, pela mítica empresa Veja-Sicília e é feito somente com a casta Tempranillo.
A Veja-Sicília estava em busca de um novo terroir, fora de Ribera Del Duero, para investir. Encontraram então a região de Toro e surgiu o Pintia. Desde sua primeira colheita, em 2001, vem ganhando notas altíssimas (sempre acima de 95 pontos) da crítica especializada. Não é pra menos. O vinho surpreende a cada gole.
É um vinho que mereceria páginas e páginas de descrição, mas ao mesmo tempo sinto-me pequeno diante de tantos atributos. Sua complexidade aromática é tão grande que quando provei, eu não sabia o que escrever. Isso sem falar de sua persistência, seu retro-gosto, seu NÃO amargor, enfim, tudo o que um grande vinho deve ter.
Tudo isso o Pintia tem, e tem de sobra.
Mas o mais gostoso, sem dúvida, é poder dividir essa alegria com amigos. Dizem por aí que quem tem amigos, tem tudo. Eu estava com amigos e com um belíssimo vinho à mesa. Precisa dizer mais?
Um abraço
Daniel Perches
(Para saber mais sobre o Pintia, veja o site deles aqui. No Brasil é possível comprar pela Mistral)
Deixe um comentário