O frio está chegando. Vamos de vinhos tintos

Na época do calor, falamos muito de vinhos brancos e de espumantes. Esses vinhos são degustados mais frios (até gelados) e nos dão uma sensação de refrescância maior.

Mas com a chegada do frio que se aproxima, o que queremos mesmo é ficar aquecidos. E pra isso, os vinhos tintos chegam com toda a força.

Além de poderem ser degustados praticamente em temperatura ambiente (o ideal é que estejam a 18ºC aproximadamente), eles possuem uma graduação alcoólica maior, proporcionando mais aquecimento no corpo.

Os vinhos tintos são ótimos companheiros das comidas, principalmente das mais estruturadas, dos molhos vermelhos, das carnes assadas e até de alguns pratos mais picantes.

Existem muitas dicas de harmonização e seria praticamente impossível tentarmos decorar ou até mesmo explicar todas elas. E na verdade a harmonização é uma arte que não tem regras fixas. O que tem que prevalecer é a harmonia dos ingredientes com o vinho e claro, o gosto de quem está degustando.

Mais do que se preocupar se aquele prato de macarrão à bolognesa vai combinar melhor com o Cabernet Sauvignon ou com o Malbec que estão na carta de vinhos, o importante é você beber um vinho que gosta.

É claro que o inverso também é verdadeiro. Algumas combinações, por mais que você adore o prato e também adore aquele vinho, não darão certo. Sugiro não tentar combinar ostras frescas com um belo Tannat encorpado, pois o resultado pode ser desastroso.

Se estiver em dúvida sobre qual vinho beber, busque informações na internet, com amigos, com o Sommelier do restaurante, com o vendedor da loja de vinhos. Mas lembre-se sempre que o vinho bom é aquele que vai lhe agradar, tanto no paladar quanto no bolso.

Um abraço

Daniel Perches

*Esse artigo foi publicado também no portal Itu.com.br e no Jornal Bleh.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “O frio está chegando. Vamos de vinhos tintos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *