Barolo Monvigliero 1999

Esse foi mais um dos vinhos que foram degustados em uma tarde com amigos, quando decidimos provar alguns bons italianos. Depois de ter um Prosecco de entrada, partimos logo para esse Barolo. Como tínhamos outros vinhos mais fortes pra depois, decidimos já bebê-lo de início, assim poderíamos saboreá-lo melhor.

Ele já estava com uma coloração atijolada e com um grande halo de evolução, denotando a sua idade, mas de forma alguma, declínio.

No nariz, um ótimo bouquet que passou por frutas passas, especiarias e um bom torrado. O vinho ficou decantando por algum tempo e entre ser aberto e terminarmos com ele, passaram-se mais de duas horas. Até o final, o vinho mostrou-se bastante vivo.

Em boca, bastante acidez e até um pouco de tanicidade,mostrando que os seus 11 anos de vida não representavam o seu auge. Como é de se esperar de um bom barolo, esse vinho tem um potencial de guarda de vários anos. Não é raro ver notícias de barolos com 40 anos de idade sendo abertos e mostrando-se em perfeito estado.

Esse é um excelente vinho, que sem dúvida ficou melhor ainda na companhia de bons amigos. Tanto o vinho quanto o almoço deixaram saudades. Se puder comprar um desses e esperar, com certeza ele ficará ainda melhor. O difícil é deixar guardado.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *