Motivado por um post da Claudia Merchior (Pequenos Prazeres), eu busquei esse Pinot Noir da Angheben. Já havia provado outros desse produtor, mas dessa casta ainda não.
A Angheben é uma pequena vinícola no sul do Brasil (situada no Vale dos Vinhedos) que, na minha opinião, produz ótimos vinhos.
O Pinot Noir deles não tem passagem por madeira, conferindo assim um caráter mais fresco, tanto no nariz quanto na boca.
Em taça, mostrou-se com uma coloração vermelho clara, bastante límpida e brilhante. No nariz predominaram os aromas de morango, um leve herbáceo e um toque de torrefação de café. Na boca mostrou uma boa acidez e um final correto, porém um pouco ligeiro.
Gostei bastante do vinho, que me pareceu muito justo. Uma ótima companhia para um final de tarde, com acompanhamentos leves. Ele me fez lembrar um final de semana que passei em um hotel fazenda e levei um Pinot Noir para beber no final do dia, na varanda do chalé, contemplando a vista. Infelizmente o Pinot que eu levei nessa viagem não foi o Angheben. Tenho certeza que eu seria mais feliz com esse por lá, pois o que eu levei foi um grande erro e estava bem aquém das minhas expectativas.
Talvez eu tenha que voltar lá com o Angheben para tornar a experiência melhor.
Comercializado pela Vinci, custa em torno de 38 reais. É um bom preço, considerando-se a sua qualidade.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário