Falar que vinho branco combina perfeitamente com o calor que tem feito nesse verão é praticamente chover no molhado. Não precisa ser nenhum expert para perceber que os vinhos brancos, bem gelados e refrescantes, são uma ótima pedida para aplacar as altas temperaturas.
Pensando nisso, abri a minha garrafa Magnum desse Farnese Trebbiano D´Abruzzo, da safra de 2007. Pra falar a verdade eu já estava ficando preocupado com a idade desse vinho. Três anos, mesmo para a garrafa magnum (que geralmente agüenta mais tempo), já são suficientes para o vinho estar em plena maturidade, ou até mesmo em decadência.
Para minha felicidade, esse estava na primeira opção.
A Farnese é famosa pelo seu vinho chamado “Edizione”, que é o um grande vinho. Esse que eu provei é bem mais simples, mas não deixa a desejar. Produzido com as uvas Trebbiano d´Abruzzo e Malvasia , mostrou um amarelo dourado, bastante límpido e brilhante. No nariz, aromas cítricos com predominância de flor de laranjeira e com destaque para um toque final adocicado, lembrando baunilha.
Em boca eu imaginava que teria mais acidez. Não deixou a desejar, mas também não foi nada muito forte. Os aromas adocicados se repetiram no final de boca. Final curto.
É um vinho para o dia a dia, que pode ser servido com aperitivos ou até mesmo com um filé de peixe grelhado, por exemplo. Quando comprei essa garrafa, me custou 66 reais. Um valor bem justo para uma garrafa magnum (que tem a quantidade de duas garrafas normais). Essa eu comprei na Via Vini (pela internet), mas é um vinho que é facilmente encontrado nas lojas especializadas.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário