Finalmente tive a oportunidade de provar um vinho dessa uva, a tal Saint Macaire (ou san macare, como também é chamada), que é bastante difícil de ser encontrada. Segundo informações que consegui, é uma uva originária da França, mas que está extinta naquele país e hoje só é produzida na Austrália.
O Calabria é um australiano produzido 100% com essa uva, feito na região de Riverina.
Possui uma coloração vermelha escura (cor de sangue), com um pequeno halo de evolução.
No nariz, aromas florais intensos com destaque para rosas, que depois evoluíram para amora madura e depois ainda para uma madeira molhada. Realmente, sua evolução é interessante de ser notada. Depois de algumas horas aberto, ainda exalava aromas com boa intensidade, passando por baunilha e torrefação.
Na boca, bastante equilíbrio e o seu floral foi intensificado. Final bastante redondo e relativamente longo. Caiu muito bem com a costela suína servida sem muita gordura.
É um vinho muito interessante e que merece atenção. Além de provar uma uva diferente, é legal conhecer esse vinho pela sua qualidade.
Um dado interessante é que o produtor, Bill Calabria (daí vem o nome do vinho) tem uma rara doença que o impede de beber vinho. Mesmo assim, ele produz esse e outros excelentes exemplares. Que bom que ele não foi egoísta, não é mesmo?
No Brasil é importado pela KMM e o preço gira em torno dos 70-80 reais. Bastante justo para esse vinho.
E quem souber mais alguma coisa sobre a uva Saint Macaire, por favor me conte.
Um abraço
Daniel Perches
Deixe um comentário