Saint Lambert Extra Brut

dante_robino1Mais um espumante (ou espumoso, como está no rótulo) argentino. Dessa vez, um extra-brut. Pra quem não sabe, extra brut é mais “seco” do que o brut, pois tem menos açúcar (ou licor de expedição).

Comprei esse espumante na feira de vinhos que o Carrefour fez aqui em São Paulo, já noticiado aqui no blog.

Esse é importado direto por eles e é produzido pela Bodega Dante Robino. O preço era interessante e eu resolvi testar sem muita pretensão, talvez até por um pré-conceito em relação aos espumantes feitos pelos nossos hermanos. Acho que eles fazem tintos excepcionais, mas espumantes são muito mais a nossa praia.

Bem, antes que me julguem mal, eu não sei qual é a uva. Acredito que seja só Chardonnay, mas não sei dizer ao certo, pois não encontrei informações a respeito na internet (nem no site deles tem).

Mas vamos ao espumante: tem uma coloração dourada clara, com uma perlage não muito fina e pouco persistente.

No nariz, aromas agradáveis de frutas brancas como pêra e pêssego, com um leve fermentado característico dos espumantes. Algum cítrico e floral também tiveram espaço.

Em boca, pouca acidez e adstringência, mas até bem leve para um extra-brut. Eu esperava algo mais forte, mais duro, como é característico dos extra-bruts. Acho que pode ser uma boa opção pra quem quer um espumante seco mas não com aquela força na boca, que às vezes incomoda os menos acostumados.

Felizmente para nós brasileiros, temos que admitir novamente que os nossos espumantes são melhores que os argentinos. Pelo menos dos que eu bebi até hoje (incluindo marcas internacionais como Chandon), sempre os nacionais foram superiores em qualidade.

Inclusive recentemente em degustação com amigos produtores de vinho lá no sul, comentei que seria muito mais interessante se o vinho emblemático do Brasil fosse o espumante, e não o Merlot, como estão programando (ou daria pra termos os dois?).

Pra fechar o comentário, o valor é bem em conta: algo em torno de R$ 15,00. Vale a pena comprar e tirar a prova.

E se tiver alguma sugestão de um bom espumante argentino (ou do novo mundo), por favor me encaminhe. Quero conhecer!

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

7 respostas para “Saint Lambert Extra Brut”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *