Zohar Torrontés 2009 – Susana Balbo

Gosto de Torrontés. Não é a minha uva preferida (dentre as brancas), mas acho legal provar vinhos com essa casta, pois as vezes tenho surpresas boas, como dessa vez.

A Torrontés tem uma característica muito interessante que é o seu aroma floral e de frutas brancas muito intenso. Na boca é mais levinho, mas no nariz encanta qualquer um.

E o Zohar Torrontés 2009, que é produzido em Salta, na Argentina, é assim. Esse vem do Domínio del Plata, a vinícola da famosa enóloga Susana Balbo.

O que me chamou a atenção nesse vinho foi que ele tem, como deveria ter, aromas bem presentes de flores e frutas, mas tem também uma força na boca um pouco incomum para esses vinhos.

Esse tem mais acidez do que os outros que eu já provei, o que o tornou mais interessante. Aliás, só tem uma coisa que eu não gosto nos vinhos feitos com essa uva: a falta de acidez. E o Zohar parece que resolveu esse problema.

Muito bom, porque assim pude provar o vinho acompanhando umas iscas de rã à Provençal que estavam perfeitas. Aliás, tenho que dar o crédito da combinação para o simpático chefe Edson di Fonzo, do Restaurante La Marie. Foi lá que eu provei o vinho e a rã.

O Chef sabe de harmonização. E a Susana Balbo sabe de vinhos.

Um abraço

Daniel Perches

 

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>