Zenato – produtor de qualidade no Veneto

Tive a excelente oportunidade de provar os belos vinhos da vinícola Zenato, que fica no Veneto, no norte da Itália. Por lá se produzem os famosos Amarones, mas também são feitos vinhos brancos ou tintos mais “leves”, como eu pude comprovar.

Antes de comentar sobre os vinhos, vale contar que a Zenato é uma propriedade familiar, que tem vinhedos nas áreas de Lugana e Valpolicella Classico, fazendo vinhos com uvas de vinhedos de baixo rendimento, que garantem maior qualidade.

Dos vinhos que provei, alguns se destacaram:

Lugana San Benedetto DOC
Esse vinho branco é feito com a uva Trebbiano di Lugana e tem aromas cítricos e parece muito fresco no nariz. Quando se coloca na boca, mostra-se com um excelente corpo. Bem gastronômico e certamente vai se dar bem com aquele frango que você pode fazer num dia mais “light”, ou uma Ceasar Salad, só não exagerando no molho.

R$ 160,00 na World Wine

 

Valpolicella Ripasso Superiore “Ripassa” DOC
Feito com as mesmas uvas do Amarone (Corvina Veronese, Rondinella e Oseleta), esse vinho é um clássico ripasso, ou seja, um Valpolicella Superiore que é colocado junto às borras do Amarone. O que me encantou nesse vinho é que ele tem potência, mas tem frescor, sendo um ótimo acompanhamento para carnes fortes, temperadas e o clássico cordeiro. A “diferença” dele para o Amarone é que esse a gente bebe mais (mas vá com calma, todos têm bastante álcool.

Além desses dois, obviamente os amarones Zenato são referência mundial de qualidade, mostrando-se ao mesmo tempo potentes e com um toque de ervas frescas, com um caráter único.

Esses vinhos você encontra na World Wine. Se quiser beber um belo vinho do Veneto, não tem erro.

 

 

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>