Yali Limited Edition Carmenere 2008

Esse é daqueles vinhos que vêm para quebrar alguns paradigmas. Ouço muito coisas do tipo: “Carmenere chileno tem só aroma de goiaba”, ou “Carmenere chileno é muito doce”.

Sim, meus caros, é verdade que muitos vinhos feitos no Chile com essa uva têm essa característica, mas como sempre digo, cuidado com as generalizações.

O Yali Limited Edition Carmenère 2008, por exemplo,é um vinho que foge a essas características. Produzido no Vale do Maipo, no Chile, é uma das marcas da gigante Viña Ventisquero.

É um vinho elegante, mas que mostra ao mesmo tempo muita força e potência. Tem uma grande concentração de cor, mostrando-se inclusive jovem. Com certeza dá pra guardar esse vinho por mais alguns anos. No nariz ele tem notas de frutas negras como amora, mas tem também o toque das frutas vermelhas. Por conta de sua passagem relativamente longa por barricas (16 meses) ele adquiriu alguns aromas também mais adocicados (mas fiquem tranquilos que não é nada enjoativo), remetendo a côco.

Na boca sente-se a sua força através dos seus taninos bem presentes, mas já relativamente macios, não deixando aquela sensação de secura na gengiva.

O vinho harmonizou muito bem com uma carne degustada no Noth Vila Nova Conceição, um novo restaurante da cidade de São Paulo que é um espetáculo. Aliás, não só a comida por lá é boa, mas o serviço também é de se prestar atenção.

Esse custa em torno de 100 reais e entra, na  minha opinião, numa lista de best buys pela sua qualidade. Aqui no Brasil a marca Yali é comercializada pela Domno.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>