Você prefere vinho branco porque não mancha os dentes? Veja isso então.

Com certeza você já viu ou experimentou a sensação de ter os dentes escurecidos ao beber vinho tinto. Depois de escovados, o correto é que eles voltem a ficar brancos, mas sabemos que o esmalte do dente sofre com isso e vai se desgastando. Até aí, pelo menos pra mim, não é motivo para parar de beber os tintos, mas muita gente prefere os brancos por essa questão estética.

No entanto, um dentista pesquisador de Nova York descobriu que o vinho branco é tão vilão dos dentes quanto seu irmão tinto. O que acontece é que o vinho branco desgasta o esmalte do dente e depois ao ingerir algum alimento, os pigmentos ficam “grudados” no dente. Pronto, feito o estrago.

Leia a integra da matéria aqui (em inglês), mas não se preocupe, pois não é motivo para pânico. É só manter uma boa higiene, como o próprio dentista comenta.

Dessa vez, mais um ponto para o vinho tinto.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

6 Comentários

  1. 1

    …é por isto que dizem que os europeus tem os dentes feios ??? pesquisas recentes mostram que o consumo de vinhos / ano na europa chega a 30 litros per capita contra os nossos 3 aqui no Brasil…

  2. 2

    Luiz Carlos
    Infelizmente não consigo te responder. A minha impressão é que os dentes feios são consequência de vários fatores, mas por favor entenda que essa é uma opinião de um leigo. Não entendo nada de odontologia (só sei ir ao dentista), mas a quantidade de vinho bebida por ano está correta (para a França, por exemplo, acredito que seja até um pouco mais).

    Um abraço
    Daniel

  3. 3

    Vejo outros fatores lá na Europa, Luiz Carlos: 1) minha impressão é que os europeus, em geral, não são tão preocupados com seus dentes por uma questão histórica. Nunca foi um problema grave como aqui no Brasil. Assim, o governo aqui precisou fazer (e ainda faz) campanhas de concientização da população; 2) Alguns países da europa – a França, por exemplo – tratam a odontologia como especialidade da medicina, e não um curso separado. Só que as especializações lá são escolhidas a partir do seu coeficiente de rendimento no curso básico de medicina. Assim, as especializações mais concorridas são escolhidas pelos melhores alunos. Odontologia é uma das últimas, e muitas vezes é mais “sobra” do que escolha.

  4. 4

    Daniel,

    Na verdade, não se trata de uma descoberta. Estudos bem anteriores já haviam demonstrado essa teoria.
    Em agosto de 2008, foram cientistas australianos (aqui tratam do tinto e dos efeitos corrosivos do branco): http://www.umpaposobrevinhos.com.br/2008/08/vinho-pode-afetar-os-dentes.html
    Em abril de 2009, foram cientistas de Nova Iorque também (aqui especificamente sobre os brancos):
    http://www.umpaposobrevinhos.com.br/2009/04/vinho-branco-pode-propiciar-mancha-nos.html

  5. 5

    Olá Guilherme. Obrigado pelas informações. Essa informação eu recebi do Stylelist.com e é recente. Acho que eles estão desatualizados também. Vou informá-los! 🙂
    Abraços
    Daniel

  6. 6

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>