Você conhece a uva Avesso?

A Região dos Vinhos Verdes fica no norte de Portugal e é uma das únicas no mundo onde se produz mais vinho branco do que tinto. Por lá se fazem vinhos com uma ótima acidez, daqueles que batem refrescantes na garganta, descendo já pedindo um próximo gole, principalmente em dias quentes (que são raros por aqui, não é mesmo?)

E por lá eles têm várias uvas típicas da região. A mais conhecida é a Alvarinho, mas uma que vem despontando – com merecimento – é a Avesso. Essa uva branca é uma delícia e os vinhos feitos com ela devem ser conhecidos e apreciados. Se você ainda não conhece, merece a atenção.

A Avesso tem aromas de frutas leves e cítricas e um floral bem discreto (que vem só para dar um toque elegante, sem enjoar) e na boca é “nervosa”, com bastante acidez, lembrando frutas amarelas e com um final bem marcante cítrico.

Um dos vinhos que eu gosto muito feito com essa uva é o Covela Edição Nacional Avesso (Winebrands, em torno de R$ 100). Um vinho super bem feito, que mostra de forma bem didática como é essa uva.

Esse vinho com um prato de ostras é o que eu precisava agora, que escrevo esse post num calorão de uns 35 graus.

Se você conhece a Avesso e tem algum vinho para indicar com essa uva, deixa aí nos comentários.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>