Você coleciona suas rolhas?

corkMuitos amantes do vinho têm o hábito de colecionar rolhas. Eu também faço isso. Tenho uma pequena coleção e confesso que gosto muito de ficar olhando lá o meu potinho “crescendo”.

Eu guardo as rolhas num “vaso” de vidro, que quando enche, vai para um recipiente maior.

É muito comum ver restaurantes, wine bars e lojas de vinhos fazendo até decorações com rolhas. Eu acho que fica bonito e interessante.

No Pasquale, restaurante muito gostoso em Pinheiros (São Paulo), eles fizeram um “teto de rolhas” em cima da mesa de frios. Aliás, se você for lá, não deixe de pedir o queijo burrata e a lingüiça da casa. Fantásticos.

Na World Wine, importadora que fica nos Jardins (também São Paulo), eles construíram uma parede de rolhas.  Na verdade é uma caixa de vidro que vai sendo preenchida com rolhas. Já existem milhares lá e ainda está bem baixinho. Vai ficar muito legal quando estiver completa.

As rolhas realmente fascinam e despertam até paixões nos apreciadores de vinhos. Recentemente li um livro muito interessante sobre rolhas: “To Cork or Not to Cork”. Ainda não tem em português, mas quem tiver interesse de conhecer a história dessa fascinante tampa de vinhos, vale a pena.

Bem, continuo com a minha coleção, que inclusive crescerá um pouco nesse feriado. Não sei exatamente o que farei com elas. Quem sabe um dia não viram a parede de um dos cômodos?

E você, coleciona rolhas?

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

26 Comentários

  1. 1

    Olá Daniel!
    Gostei muito de seu relato em relação à coleção de rolhas.
    Tenho apenas dois potes e estou separando algumas rolhas artificiais.
    Ainda tenho certo preconceito quanto às rolhas de plastico e as novas screwcaps de aluminio, mas quem sabe colecionaremos as três categorias nao? (Rolhas naturais, as artificiais e as tampas de alumínio.)

    Abraço!

  2. 2

    Oi Renato

    Sugiro que você leia então o livro “To Cork or Not to Cork” (somente em inglês ainda), que esclarece muito sobre as rolhas, principalmente as sintéticas.
    E eu acrescentaria uma categoria na sua coleção: rolhas de vidro. Já viu alguma? Em breve vou postar algo sobre elas.

    Abraços
    Daniel

  3. 4

    Tambem coleciono ha uns 3 anos, vinho uma paixão que começou ha alguns anos quando morei na Italia …mas so muito depois veio a ideia de guardar as rolhas. Ainda nao tenho uma de vidro.

  4. 5

    Oi Alessandra
    Que legal. Se você procurar aqui no blog, verá alguns vinhos que vem com rolha de vidro. Aí você pode buscar nas importadoras. São bem legais!
    Um abraço
    Daniel

  5. 6

    Vi uma vez numa revista um “quadro” de madeira com vidro na frente, nas laterais só madeira e uma abertura superior onde se colocam as rolhas da coleção….mas não sei onde encontrar este quadro e nem tenho mais a matéria que li naquela época.
    Alguém sabe onde encontrar este tipod e quadro ?
    Aguardo retorno,

    Denise

  6. 7

    Denise, esse quadro eu não sei, mas na Vinea (em São Paulo) tem uma espécie de “aquário” para guardar as rolhas.
    Mas eu acho legal se você conseguir “improvisar” com algo. Eu guardo as minhas em um garrafão de vidro estilo aqueles de água mineral, mas é um bem antigo, de quando ainda era feito de um cristal bem grosso. É bem bonito. Dá pra fazer um monte de coisas diferentes, e sem gastar muito…
    Abraços
    Daniel

  7. 8

    Boa tarde a todos.
    Gostaria de presentear meu pai com um “porta rolhas” grande, no formato de um decanter, pois os outros 3 vasos já estão cheios… vi isso uma vez num restaurante argentino, e não consigo encontrar em nenhum outro lugar. Já liguei na Vinea, e os mesmos vendem um quadrado somente.
    Alguém pode me ajudar?

    obrigado e td de ótimo

  8. 9

    José Sergio

    Eu não conheço nenhum porta-rolhas no formato de decanter, infelizmente.
    Conheço o da Vinea. É muito bonito e bem feito. Só analise bem o tamanho que quer. Eu não sei quantas rolhas ele comporta, mas me parece um pouco pequeno, já que seu pai, pelo jeito, tem um alto consumo. Sugiro que você busque “alternativas”. Uma que eu acho muito legal e que é bem barato é comprar um daqueles vasos compridos, que são redondos, sabe? Eu tenho um desses e vou enchendo sempre ele e depois passo para um recipiente maior, conforme comentei abaixo. Busque alternativas. Aposto que seu pai vai gostar se for algo que você pensou especialmente pra ele.
    Abraços
    Daniel

  9. 10

    ola tem mais de 10 mil rolhas de vinho
    e gostaria de vender
    alguen pode me informar algun lugar onde
    eu possa vender as minhas rolhas de vinho

    telefone pra contatos 11-4578-1916

  10. 11

    Wesley

    Encaminhei para um amigo que está interessado.
    De qualquer forma, está publicado no blog, então se alguém aparecer, já tem seu contato.
    Abraços

    Daniel

  11. 12

    Coleciono muitas rolhas de vinho, tenho tantas que já perdi a conta, costaria de vende-las. Se alguém se interessar me ligue.21 81869659 Gizelda.

  12. 13
  13. 14

    Eu estou começando a minha…está num potinho de vidro,adoro ficar admirando…que tal a gizelda doar algumas!!!!

  14. 15

    Olá!!!
    Gostaria de saber se tem alguma dica antes de guardar as rolhas, já que as minhas estão ficando um pouco mofadas… Elas ficam num recipiente aberto… Obrigada!!

  15. 16
  16. 17

    Também estou em busca de um porta rolhas grande, no formato de um decanter..ou..algum bem grd para substituir os 2 vidros super cheios já!a única coisa que encontrei fazendo referencia a isso foi nesse site…realmente não acho!

    como a postagem do Jose Sergio foi ha um ano..será que tem novidade sobre? já viram? onde comprar? etc… presente de natal!! preciso correr! rs

  17. 18
  18. 19
  19. 20

    Oi Daniel,
    Sou um leito recente do blog e há algum tempo comecei a colecionar rolhas em uma garrafa grande de vidro fechada por uma grande rolha. Acho que devo ter umas 200 rolhas já. O problema é que notei recentemente que algumas rolhas estão começando a embolorar e não sei o que fazer para limpá-las de maneira que não se estraguem. Queria sugestões!
    Ah, e parabéns pelo blog!!

  20. 21

    Olá Bruno

    Cara, que problema, hein? Eu tenho também um vidro grande, mas as rolhas estão OK e nenhuma, pelo menos aparentemente, embolorou.
    Realmente não sei o que fazer, mas deixo o comentário aqui no blog. Espero que apareça alguém para nos ajudar com alguma dica.
    Um abraço

  21. 22

    O que aderi para a minha coleção foi um quadro que comprei na Zebra Design Studio, aqui da cidade de Joinville-SC, eles fabricam esses colecionadores de rolhas que ficaram bem popularizados, no entanto, o produto que eles oferecem é um mix de madeiras nobres confeccionado artesanalmente a mão e sob medida conforme a necessidade dos clientes (o meu, por exemplo, tem 90cm x 45) Já as opções que eu havia encontrado na internet a maioria era em material MDF e não permitiam que eu personalizasse ao meu gosto.. (e os preços desse site são excelentes)
    Segue o link para os apreciadores que ficarem interessados:
    http://www.zebradesignstudio.com.br/pd-24a790-colecionador-de-rolhas-m-mix-de-madeiras.html?ct=&p=1&s=1

    att

  22. 23

    se vc leva o vinho na casa de um amigo, a rolha é sua ou fica com ele? kkkk Vivemos este impasse no Natal . Obrigada bjs

  23. 24

    também coleciono minhas rolhas. recentemente comprei em num site um porta rolhas em formato de barril e com iluminação interna muito bacana. o nome da empresa é belacora.

  24. 25

    Opa

    Vocês fazem algum tratamento antes de guardarem as rolhas? OU simplesmente retiram da garrafa,esperam secar e guradam nos recepientes de decoração?

    Um abraço…

  25. 26

    Alguma dica de como limpar as rolhas? Meu pote de rolhas e bem grande e tem uma tampa de rolha, será q por ficar tampado que as rolhas mofam?

  26. 27

    Eu sempre deixo meu pote aberto e só coloco a rolha depois dela secar (geralmente deixo de um dia para o outro na mesa e jogo no pote só no dia seguinte). Talvez isso ajude.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>