[Vinícolas da Argentina] Salentein

Já estive na Salentein quando fiz o projeto Na Estrada do Vinho (veja o post aqui), mas nunca é demais visitar novamente a vinícola. Quando se vai pela segunda vez, é possível descobrir coisas que não vimos antes, prestar atenção em detalhes e claro, provar mais vinhos.

Então não fiquei nem um pouco chateado de ir novamente pra lá. De donos holandeses (e dos mesmos donos da El Portillo), a Salentein começou em 1998. Em 2000 abriu as portas a o público. Desde então só cresceram e já até compraram mais uma vinícola, a Callia, em 2003.
Tudo na Salentein está relacionado à arte, desde os vinhos, seus rótulos até uma galeria de arte na entrada da vinícola, que aliás é enorme e é chamada de “Catedral do Vinho” pelos locais.

Provei alguns vinhos que gostei bastante e que recomendo. São vinhos bons e de bons preços. No Brasil, são importados pela Zahil.

Salentein Reserva Chardonnay 2010
Faz a fermentação do vinho (malolática) em barrica e depois fica 9 meses em barrica francesa. Isso dá um dourado, brilhante. Dá pra sentir claramente esse tempo de barrica, com toques mais amanteigados tanto no nariz quando na boca, mas tem também frutas bem presentes.

Salentein Reserva Pinot Noir 2010
Vinho com coloração bem clara, fruta bem presente, madeira integrada. Passa 10 meses em barrica e na boca tem um corpo médio, final bom. Um dos meus preferidos na degustação.

Salentein Reserva Malbec 2010
12 meses em barrica, Ainda um pouco fechado, bom corpo e presença, taninos muito bons, final médio mas bem agradável.

Salentein Reserva Cabernet Sauvignon 2009
Tem cor bem forte e brilhante e com um toque de evolução, herbáceo, floral, pimentão. Na boca é muito agradável e balanceado. Taninos no ponto e pronto para beber. Se guardar pode melhorar, mas eu beberia agora.

Se for à Salentein, reserve um tempo para visitar a exposição de arte. De muito bom gosto e qualidade, é um momento cultural em meio a vinhedos que faz a diferença na viagem.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>