[Vinícolas da Argentina] Pulmary

Como já comentei aqui, na minha última visita à Mendoza eu tive o prazer de fazer um passeio de bicicleta pelos vinhedos. Foi muito prazeroso poder pedalar pelas ruas que cortam as vinícolas, com tranquilidade e calma para apreciar a paisagem e claro, os vinhos.
E nesse passeio eu parei numa vinícola muito pequena chamada Pulmary, uma vinícola que fica praticamente dentro da cidade (em Chacrasd e Coria). Mal sabia o que me esperava, pois foi uma das minha melhores experiências por lá.
A Pulmary é orgânica e os seus proprietários se orgulham muito disso. Eles possuem 12 hectares de terras onde plantam só variedades tintas desde 2002 (ou seja, são relativamente jovens). Provei alguns vinhos que gostei bastante.

Cabernet Sauvignon 2010 Donaria
Donaria signidica doação. É um vinho fácil de beber, bons taninos e final bem correto. Está pronto para beber e eu não acho que seja de longa guarda.

Malbec Reserva 2010
Doce, toques herbáceos mais leves, taninos bem presentes, final médio. Tanino rústico e bem presente.

Malbec Reserva 2008
Muito mais intenso em cor que o 2010. Mais doce também. É um vinho que pode ser guardado, mas só se você gostar de toques mais envelhecidos, senão é melhor consumir logo.

A experiência foi legal não só pelos vinhos, mas pela conversa com o pessoal de lá, que nos contaram como elaboram os vinhos, como vivem e alguns “segredos”, como por exemplo, que colocar um pé de pimenteira na frente dos vinhedos é até melhor do que colocar rosas. Eles ajudam a saber se há pragas ou ameaças à sanidade das videiras.

Achar a Pulmary não é fácil, pois eles são pequenos e ficam meio escondidos. Se quer uma dica, vá para Chacra de Corias e procure lá. Talvez alguém possa dar indicações de como chegar.
Um abraço
Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>