Os famosos vinhos de Jean-Baptiste Audy

Tive a oportunidade de conhecer o bisneto do grande Jean-Baptiste Audy, um grande produtor de vinhos da França. Jean-Baptiste Bourotte esteve no Brasil para apresentar seus belos vinhos em almoço promovido pela Ravin, que é a importadora de seus rótulos.

Com vinhos de ótima qualidade e também de preço acessível (claro que considerando os preços dos bons vinhos de Bordeaux), pudemos ter não só um belo almoço, mas também a oportunidade de conversar um pouco com Jean-Baptiste, que nos contou algumas curiosidades sobre a sua família (como por exemplo que ele não tem “Audy” em seu nome pois sua avó casou-se com uma outra família que também produzia vinhos e teve seu nome incorporado) e também sobre a safra 2010 em Bordeaux, que segundo ele, salvo algum milagre, não será uma safra histórica.

Provamos toda a sua linha que vem para o Brasil. Nesse mesmo dia o Beto Duarte (http://papodevinho.blogspot.com) entrevistou Jean-Baptiste e ofereceu um Merlot brasileiro para ele provar. Em breve coloco o vídeo aqui.

Vamos aos vinhos:

Château La Croix du Duc 2008
(50% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot e 15% Cabernet Franc)
49,00
Um verdadeiro Best-buy. Esse é pra quem quer começar a explorar a região de Bordeaux. Um vinho descomplicado, fácil de entender e claro, de apreciar. No nariz notas de frutas negras e vermelhas, cereja e leve toque de alcaçuz.

Château Rocher Calon 2007
(95% Merlot, 5% Cabernet Franc)
99,00
Um vinho com boa estrutura e taninos bastante elegantes. No nariz apresentou aromas de frutos negros bem integrados com tostados e um leve toque de couro.
Em boca mostrou taninos muito macios e final longo. Um vinho bem elegante.

Château La Croix Chantecaille 2004 – Grand Cru de Saint-Emilion
(65% Merlot, 35% Cabernet Franc)
169,00
Se considerarmos a sua qualidade, é outro que eu chamaria até de Best buy. Toques herbáceos, um leve floral, frutas em compota e toques de couro se revezavam e a cada volta à taça. Na boca é bastante equilibrado e um final longo. Tudo o que se espera de um verdadeiro Grand Cru

Château Bonalgue 2004
(80% Merlot e 20% Cabernet Franc)
399,00
Esse é um vinho que dispensa muitas apresentações. Produzido no Pomerol, que é o “berço da uva Merlot”, é um vinho que esbanja elegância e qualidade. Sem defeitos. Vale o preço. Se quiser beber agora, decante por um bom tempo. Se puder (e conseguir) segurar por mais alguns anos, com certeza ficará melhor.

Um abraço

You Might Also Like

0 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>