Vinhos espanhóis e suas regiões – parte II

mapa_espanha_vinhos1Continuando o nosso passeio que iniciamos ontem aqui, vamos falar sobre as outras regiões e micro-regiões produtoras de vinho na Espanha. Pra fechar, temos as seguintes:

Galícia e País Basco – Essa região é bem diferente das outras, principalmente pela sua proximidade com Portugal. Lá existem 4 DO´s, sendo três na Galícia (Rías Baixas, Ribeiro e Valdeorras) e uma no norte do País Basco, que é a Txacoli (que também é a menor denominação de toda a Espanha).

Centro e Sul da Espanha – grande região que se estende do sul de Madrid ao norte da Andaluzia, é conhecida por fazer vinhos do dia a dia.

Jerez – talvez uma das mais conhecidas regiões, situa-se bem no sul do país e é muito famosa pelos seus vinhos fortificados bem peculiares (alguns chegam a ter sabores e odores salgados).

Málaga – é uma região pequena e que teve boa parte dos vinhedos transformados em áreas turísticas. É famosa pelos seus vinhos fortificados.

 

Com isso terminamos a nossa viagem pela “Espanha do vinho” e estamos prontos para começar a degustar. Notamos que por lá encontramos vários tipos peculiares de vinhos, desde os mais tradicionais, mas sempre potentes, feitos com Tempranillo, até os vinhos de Jerez e Málaga.

Agora vamos para a degustação. Em breve, falaremos aqui sobre os vinhos e posso já adiantar que temos alguns muito interessantes. Aguardem. Em breve, estarão todos publicados por aqui.

Um abraço

Daniel Perches

 

 

 

 

 

 

Fonte: Larousse do Vinho – Edição 2007

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>