Vinho espanhol feito com a uva Sumoll – Foresta 2012

Imagina um cavista (o cara que tem uma loja de vinhos) te contando uma história mais ou menos assim sobre um vinho: “esse vinho é feito com uma uva da região, a Sumoll. E esse produtor faz bem pouco, então já está acabando, mas fica tranquilo que logo chega a próxima safra. Ah, acho que você vai encontrar esse vinho só aqui e em outras duas lojas, ou na vinícola, mas como não tem loja lá, tem que ligar e ir agendado, mas é complicado chegar”.

Pois bem, você já pode imaginar que na metade do discurso eu já estava comprando o vinho, que é esse Foresta 2012, feito com a uva Sumoll no Penedès, na Espanha, mas o produtor não faz dentro de nenhuma DO (Denominação de Origem). Não sei se é opção dele ou se ele não pode, o que sei é que esse vinho, meio marginal, me conquistou.

foresta_Sumoll_2012É fato que o vendedor me disse que parecia com Pinot Noir e pelo menos a minha garrafa não tinha nada muito que lembrasse essa uva da Borgonha, mas mesmo assim estava bem interessante.

Intenso, frutas negras no nariz e uma “elegância selvagem” (gostaram da definição? Até eu fiquei orgulhoso). Ele é um vinho que é bem redondo, fácil de beber, mas que dá para perceber seu toque mais rústico. Não é pesadão na boca e vai super bem com umas comidas também leves. Eu provei com o famoso “pão com tomate” da Espanha e ficou sensacional, mas talvez até uns queijos dêem certo.

Se for à Espanha e quiser algo diferente, essa pode ser uma boa opção. Veja mais no site do produtor aqui. Você encontra esse vinho na La Vinícola e na Verol, em Barcelona e ele custa em torno de 15 euros.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *