Vinho e bacalhau – lançado o desafio

bacalhauComo já venho falando aqui há algum tempo, estou preparando um “desafio do bacalhau”. Esse peixe, que incita tantas paixões e ao mesmo tempo tantos conflitos entre os amantes do vinho merece uma atenção especial.

Qual é o melhor vinho pra acompanhar o bacalhau? Branco encorpado? Tinto leve? Tinto encorpado? Portugueses? Brasileiros? Chilenos? Franceses?

Tenho conversado com várias pessoas sobre isso e as respostas são as mais diversas e interessantes possíveis. Alguns são “brancos fervorosos”. Outros sequer pensam nessa possibilidade, e dizem que só há uma forma de se harmonizar: com tinto!

Isso me lembra as disputas clássicas: “Corinthians x Palmeiras”, “Fla x Flu”, “Caprichoso x Garantido”, e por aí vai.

Sendo assim, lanço aqui o desafio. Bacalhau? Branco ou Tinto?

E como vai funcionar? Faremos uma degustação com uma receita de bacalhau (ainda a decidir qual será) e teremos brancos e tintos na mesa. Teremos degustadores “leigos” e experientes. Qual vinho vencerá? Será que as pessoas mudarão de idéia?

Mas pra isso precisarei da ajuda de vocês. Mandem receitas de bacalhau e também sugestões de vinhos. Pode ser de qualquer região e país. Eu gostaria que fosse de Portugal, mas se você tiver uma ótima dica de outro país, não tem problema.

Quanto mais dicas, melhor. Tenho certeza que os (sortudos) confrades não vão se incomodar de ter que degustar uma grande quantidade de rótulos.

Vamos lá, pessoal. Me ajudem! Aguardo as dicas.

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Caro Daniel Perches.
    Sou Profa. de etiqueta e cursos profissionalizantes ,mas confesso que estou estudando a harmonização de vinhos e comidas a pouco tempo.Para orientar meus alunos estudo vários autores.Mas como dona de casa e apreciadora de vinhos ,gostaria de expor minha opinião e intuição degustativa ,equilibando: sabor,qualidade,temperatura ambiente,sexo feminino ou masculino( se bem que o feminino é mais fraco em relação ao teor alcoólico) e questão financeira da mesa do brasileiro de classe média D.
    Neste Natal a pedido do meu único filho Vinícius,só vou fazer um bacalhau simples: Lombo de bacalhau dessalgado ao forno com camadas de azeite+batatas +temperos :cebolas,lascas de alho,pimentão vermelho,amarelo, verde,tomates,salsinha bem cortadinha( tudo refogado no azeite quente “al dente “)azeitonas gregas pretas.Vai alternando as camadas,regado com um bom azeite,assar no forno,tempo sómente das batatas amolecerem( terão de ser cortas em rodelas finas).Ir ao forno quente coberto com papel de alumínio20 mim,depois retiraro papel e ficar + ou -20 min.
    Entrada: patê de shitake com torradas e risolis de camarão.
    Acompanhamento: arroz com amendoas;arroz de brócolis,salada de grão de bico ( tempero: pouco vinagre balsâmico,bom azeite+salsa+cebola bem picadinha)+ FOLHAS VERDE PARA DECORAR
    Sobremesa: Pêras ao vinho Tintoservidas com sorvete sabor côco( uma delícia)
    Torta alemã verdadeira bem gelada,acompanhada de Champanhe para celebrarmos o “ALMOÇO DE NATAL-2009”
    Observo sempre, que o vinho tinto me faz muito mal no verão e faz a comida,por mais que caprichada,não me cai bem…pesa. Por este motivo escolhi para acompanhar o delicioso e apreciado bacalhau o vinho branco nacional,gostoso ,fresco e em conta ,da marca MARCUs JAMES reserva especial-vinho fino branco suave-UVA RIESLING.
    Creio que vou poder apreciar com a minha família este delicioso bacalhau e o vinho no Natal.
    Feliz Natal 2009 e um MARAVILHOSO 2010!!!!!
    Deseja DETTE MELLO

  2. 2

    Olá Dette. Em primeiro lugar, muito obrigado por compartilhar sua receita comigo. Parece muito interessante. Quando eu fizer, conto pra você também como ficou. Acredito que o Riesling vai harmonizar bem sim.
    Um abraço
    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>