Vinha Grande 2008 – Casa Ferreirinha

Não tem como negar: quando vemos um vinho feito por uma grande vinícola, como é o caso da Casa Ferreirinha (que tem como seu vinho ícone – e talvez ícone de Portugal – o Barca Velha), a gente já cria uma grande expectativa.

Eu já havia provado o Vinha Grande da safra anterior (a 2007) e tinha gostado bastante. Recentemente, ao passar por ele em um evento que estava promovendo o vinho português no Brasil (realizado pela ViniPortugal), eu vi que a safra nova tinha chegado. Fiquei curioso para conhecer, pois já tinha ficado bem impressionado com o anterior.

Então é hora de apresentar o vinho: o Vinha Grande é produzido no Douro, com as uvas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinta Roriz, que são típicas daquela região portuguesa tào famosa (e tão quente).

E o Vinha Grande 2008, em sua nova safra, atendeu todas as minhas expectativas. É um vinho muito elegante, que tem os taninos muito finos e delicados e que com certeza vai muito bem com comida, principalmente aqueles “estufados” que são também típicos de Portugal, mas que eu poderia até arriscar a bebê-lo sem acompanhamento ou só com um paozinho com azeite.

E não é por menos, pois o pessoal da Casa Ferreirinha só libera esse vinho para o mercado depois de um bom tempo dele descansando nas caves e quando eles entendem que o vinho está realmente pronto. O que não quer dizer que você precise comprar e beber logo não. É um vinho que com certeza dá pra guardar por mais tempo (e eu diria que vários anos). Aí fica a gosto do freguês. Se quer um vinho mais potente, a hora é agora. Se quer algo mais evoluído e complexo, compre e guarde por uns 2 anos. Eu gosto de ver a evolução do vinho, então quando me vejo diante de um vinho desses, gosto de comprar umas 2 ou 3 garrafas, assim posso ir abrindo uma por ano.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>