Vina Amalia Malbec 2004

Esse vinho de Mendoza foi trazido pelos amigos Luciano e Thais, para nosso encontro mensal da confraria.

Achei interessante degustar um Malbec de 2004 “não-reserva”. Não vejo muitos argentinos com essa idade por aí, sem ser os clássicos do país.

Enfim, como tínhamos uma série de vinhos para abrir, esse foi aberto depois de um Norton (também Malbec) 2008, que eu já comentei aqui. Imaginamos que seria melhor abrir esse depois, pois provavelmente teria já uma evolução maior.

Dito e feito. O vinho já mostrava seus sinais de evolução logo na sua coloração, um pouquinho mais clara do que o anterior. Seu halo também era evoluído.

No nariz, apresentou aromas de frutas negras e vermelhas maduras e até alguma geléia. Com algum tempo, evoluiu um pouco, tornando-se ainda mais aromático.

Em boca foi bem intenso, mostrando seu potencial alcoólico (tem 13,7%). Corpo médio e persistência média também. O retrogosto chamou a atenção dos participantes, comentando (com razão) que tem um final bem redondo.

Acompanhou medalhão de filé mignon muito bem, dando conta do sal da carne e tornando a combinação saborosa.

Apesar de essa já ser a terceira garrafa do dia, conseguimos beber e entender bem o vinho (assim espero). Depois dele ainda tinha mais um, que será contado aqui.

Antes que fiquem preocupados, nós paramos na quarta garrafa. Amamos vinho, mas temos limites! 🙂

Ah, claro que na sobremesa tinha que ter um vinho também, mas esse foi pouquinho, então podia.

Voltando ao vinho, eu gostei de experimentar esse Malbec de 2004. Como foi trazido pelos amigos, não sei quanto custa, mas é encontrado no Carrefour. Uma boa pedida, mostrando inclusive para os que têm preconceitos com vinhos de supermercados, que é possível encontrar bons rótulos “desconhecidos” por lá também…

Em breve vem o próximo vinho, que encerrou a reunião da confraria. Aguardem.

Abraços

 

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>