Viña Alberdi Reserva 2000

alberdi_20001Sabe aquelas noites com amigos onde temos vários vinhos, de diferentes uvas e vamos bebendo todos? Pois foi assim na casa dos amigos Clarissa e Marcos, que sempre nos recebem muito bem (e me deixam até quebrar taça…).

Fondue com direito a mesa de pestiscos de entrada. Tudo perfeito, de excelente qualidade.

Bebemos os vinhos (alguns eu já citei aqui no Blog) e todos eram de ótima qualidade, mas eis que surge o Alberdi Reserva 2000. Confesso que nem reparei na garrafa e só “tomei um susto” ao inalar aquele perfume vindo de minha taça. Foi sem dúvida, o melhor da noite.

Esse espanhol é da região de Rioja Alta, que produz excelentes vinhos da casta Tempranillo, que é o caso desse aqui.

Sua coloração já mostrava a sua idade, mas dá pra ver que ainda tem muita vida.

Seus aromas foram de frutas em geléia (framboesa, ameixa vermelha), algum herbáceo bem leve e quase imperceptível e ótimos aromas terciários como caramelo, um chocolate leve e um pouco de couro.

Em boca é extremamente agradável e redondo, só pronunciando os aromas já descritos. Ou seja, um campeão.

Tenho que confessar aqui que cometemos o sacrilégio de beber outro depois dele, mas já sabendo que não seria nem parecido. Mas sabe como é… A gente sempre quer conhecer outro, não é mesmo?

Se você quer conhecer um bom vinho da região de Rioja Alta, essa é uma excelente opção. Esse vinho é trazido ao Brasil pela Zahil.

E você, conhece algum bom vinho de Rioja? Manda pra mim!

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

3 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Olá Daniel,

    Conheci hoje seu ótimo blog porque resolvi pesquisar sobre o Viña Alberdi.
    Não sou muito conhecedor de vinhos, mas quando bebi este vinho percebi algo diferente de tudo o que havia bebido antes: equilíbrio e um perfume inusitados.

    Morei 2 anos na Espanha e em Salamanca conheci o Tempranillo Pesqueira, até então o vinho espanhol que mais havia apreciado, até conhecer o Vinã Alberdi, meu favorito agora.

    O que este vinho tem de mágico?

    Parabéns pelo blog.

    Alexandre

  3. 3

    Oi Alexandre
    Esse Alberdi é sensacional, não é mesmo? Pena que aqui no Brasil ele custe um pouco caro, o que nos impossibilita de beber com mais frequência. Espero que você aí consiga bebe-lo a um preço mais módico.
    Eu não sei dizer o que ele tem de “mágico”, mas sem dúvida, é um vinho que merece ser degustado com calma e com atenção, pois é fantástico. Muito redondo, macio e saboroso. Um dos melhores que eu já provei.

    Em breve farei um especial sobre os vinhos espanhois aqui no site. Aviso você, mas se tiver mais alguma dica, me manda.
    Um abraço
    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>