Vilmar Bettú – A lenda viva do vinho brasileiro

Bettú é uma lenda. Tem gente que nem acredita que ele exista. E o que não falta é história em torno dele. Eu confesso que estava muito curioso para conhecer o cara e não tinha oportunidade melhor do que na minha última viagem ao Sul, para o Workshop de Redes Sociais. Depois de um belo jantar, nossos amigos do Ibravin nos contaram sobre o que viria pela frente: visitaríamos o Bettú.
Mas com o Bettú nada pode ser “no padrão”. A visita tinha que ser as 23:30h e teríamos que falar baixo, porque a família dele dormia no andar de cima.

Já viram algum produtor receber jornalistas e blogueiros nesse horário? Eu nunca vi. Mas como eu também nunca tinha visto o Bettú, então estava tudo certo.

O resultado da visita está no vídeo abaixo. Sim, o cara é uma figura e nos brindou com ótimos vinhos. E com o Bettú não se fala em qualidade de mercado, em postos Parker ou qualquer outra métrica. Fala-se em “Gosto ou não gosto”.

You Might Also Like

14 Comentários

  1. 1

    Eu assistir o vídeo o cara é o CARA, a parte que ele fala da Merlot é muito interessante, como foram os vinhos depois comenta algum pra gente saber o que achou, sei que no êxtase do momento as sensações organolépticas podem ter menos importância.

    Abraços.

  2. 2

    Olá Ricardo

    Sim, ele é uma figura. E claro que a gente ficou mais interessado nas histórias do que propriamente nos vinhos. Sinceramente, não vi nada de espetacular nos vinhos dele. São bons, mas são comuns (e teve uns que até nem fazem muito o meu gosto).
    Acho que vale mais pelo ineditismo e por ser uma figura lendária no mundo do vinho. Eu trouxe um vinho que chama-se Exacorte. E segundo o próprio Bettú, é Exa mesmo, sem H no começo, pois é feito com mais de 12 uvas. É um assemblage de 4 safras. Eu vou abrir em breve e comentarei sobre ele.

    Abraços

    Daniel

  3. 3

    Quando abrir o Exacorte põe no blog que é para sabermos se os preços praticados por ele têm algum fundamento além do ineditismo. Ele tem vinho de R$ 700,00!!!!!!!

    Abraço

  4. 4

    Eugenio, pode deixar que eu colocarei sim, com certeza. Só estou deixando ele descansar um pouco na adega mas vai ser consumido logo mais.
    Sim, ele tem vinhos de mais de 700 reais. E segundo ele próprio, a lógica é a seguinte: “o vinho vai acabando e eu vou subindo o preço. Vejo que as pessoas compram e eu continuo subindo. Se não comprarem, eu tomo.”
    Concordando ou não com o cara, a verdade é que essa é a “lei de mercado” que se pratica em muitos segmentos, não é mesmo?
    Mas pode deixar que eu publico logo o Exacorte.

    Abs

    Daniel

  5. 5

    Olá…….gostei deste site, parabéns…..mas estou aqui para lembrá-los do nosso 4º encontro que será dia 1º de abril em Lageado Grande, contato com Irineu Bettú e esposa 49 3355 0053. Obrigada!

  6. 6
  7. 7

    Quero através desse espaço agradecer esse tão fabuloso e anjo chamado Bettú que além de bons vinhos também me ajudou com pequenas e muitas dicas a voltar a me apaixonar pelo meu maravilhoso e querido marido e esposo Gilmar.E quero dizer ao Bettú com carinho MUITO OBRIGADA por ter acreditado em mim que eu sou capaz de ser FELIZ.OBS:Só ainda não voltei a estudar mas não está descartada a hipótese de retornar e fazer o que sempre sonhei Artes Plásticas.Um forte abraço de coração.Tânia Mara.

  8. 8
  9. 9

    Parabéns pela matéria Daniel, provei um vinho do Bettú no Aprazível este ano e todos os presentes na mesa ficaram encantados com a experiência, fui atrás de mais informações dele e cheguei ao seu Blog que é muito interessante, parabéns.

    Gostaria de conversar com você a respeito de vinícolas não comerciais, pode me enviar um e-mail para podermos nos cantactar diretamente?

    Obrigado, grande abraço!

  10. 10
  11. 11

    Tive oportunidade, juntamente com 3 amigos, de também desfrutar destas poucas mas aprazíveis horas em contato com essa figuraça -Sr. Vilmar Bettú -, tão ímpar quanto seus vinhos e seu espumante.
    Neste canto emblemático que é sua propriedade e a forma com que faz seus vinhos, podemos desfrutar de conhecimento, história, arte e principalmente, essência. Vilmar é autêntico e seus vinhos tem personalidade, e vice-versa. Podemos conhecer muito ou nada saber sobre vinhos, mas inegavelmente seus vinhos são bons. Se são os melhores, não sei, como ele próprio disse não tem como provar todos os vinhos do mundo. Melhores que muitos e renomados vinhos que já provei, com certeza são. Se o preço é coerente ou não, isso não importa. O que importa é que ao deixar aquela propriedade, carregamos um pouco desta magia e deste encanto acerca do mundo do vinho. E como disse pessoalmente ao Bettú, saí com uma certeza, de que os vinhos tem vida, mas sobretudo, tem alma. Àquela possui termo, enquanto esta, se perpetua e constrói a história. Bettú, muito mais do que bons vinhos, deixará um legado de pioneirismo e histórias que farão parte desta região vinícola e poderão ser contadas por nós todos, que tivemos o prazer de fazer parte deste seleto grupo de privilegiados. Sem dúvida, recomendo esta experiência a quem puder. Um brinde ao Bettú e a sua família. Que a safra 2012/2013 possa produzir boas uvas, o resto é por conta do seu Vilmar. Quiça em 2013, 2014/…. possamos desfrutar de novos e explendorosos vinhos. Um “SALUD” a todos.

  12. 12

    Estive em Gramado ddurante o feriado carioca de 20/11/2015. Tive o prazer de visitar uma Loja de vinhos chamada Mercadores de Vinhos e o sommelier e sócio da loja, fez uma seleção de vinhos brasileiros (pedimos isso pois tinha total preconceito mas decidi provar). Pedimos Tintos e Rosé na sugestão. Acabamos agraciados pela indicação de um Rosé Merlot Bettú 2014 de 650 garrafas, a que saboreei foi a de No: 356. Simplesmente o melhor Rosé que já bebi em minha vida. Não entendo de particularidades do mundo do vinho tais como: acidez, taninos, corpo e etc… Mas já saboreei uma quantidade de vinhos franceses, espanhóis, italianos, portugueses, sul africanos, americanos, argentinos, chilenos e até australianos em quantidades, preços e pontuações das mais diversas. Mas esse Rosé Bettú Merlot 2014 me surpreendeu demais. Mantive contato com a loja e pedi que despachassem mais 4 garrafas. Então, o que posso dizer para quem estiver lendo é que esse vinho eu Gostei e gostei muito!

  13. 13

    Parabéns pelo blog. Adorei a matéria sobre malas, indicando uma super pratica e com um preço legal.

  14. 14

    Estive agora em 2019 junho e visitei o Vilmar Bettu , tem diversas variedades de vinho , o que me chamou a atençao foi o Bettu 2005

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>