Viapiana Cabernet Sauvignon 2005

Como já comentei por aqui, a cidade de Flores da Cunha tem se destacado na produção de vinhos finos. E a Viapiana é uma dessas vinícolas de lá, que produz alguns bons tintos.

Esse Cabernet Sauvignon da safra 2005 foi um presente, recebido na formatura do curso de Sommelier Internacional que eu participei em Fevereiro/2010.

Como estava curioso para conhecer esse vinho, já abri. E gostei!

viapiana_CSEu diria que esse é um típico Cabernet brasileiro. Tem uma coloração rubi intensa já tendendo ao granada com um bom halo de evolução. Seus aromas são bem francos, com destaque para as frutas vermelhas e com um toque de madeira. Passa 6 meses nos barris antes de ser engarrafado. Em boca tem uma boa estrutura e taninos macios, já bem amadurecidos. Apesar de o produtor recomendar até 7 anos de guarda, eu sugiro que se beba imediatamente, pois o vinho me pareceu estar no seu auge.

Mas na verdade o que mais me chamou a atenção foi quando eu entrei no site deles e vi o bonito espaço que eles possuem. Sala de vendas ampla e moderna, wine bar, restaurante, sala de degustações… Confesso que fiquei chateado de não ter conhecido quando estive por lá. Com certeza vou visitá-los na próxima.

Por enquanto os vinhos são distribuídos para São Paulo e Santa Catarina, mas eles sempre estão nas feiras de vinhos por aqui, em São Paulo. Se encontrá-los, prove esse Cabernet e depois me diga o que achou.

Para saber mais sobre a vinícola, acesse o site por aqui.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

6 Comentários

  1. 1

    Daniel,

    Com certeza a Viapiana está se destacando como uma excelente e diferenciada vinícola brasileira.

    Queria apenas acrescentar que já existe uma distribuidora no Rio: Tilintar Comercio de Bebidas e Especiarias localizada na Urca – tel: 21 2543-1271.

    Abs,

    Paulo Lima

  2. 2

    Opa Daniel,

    Também já comentei sobre os vinhos da Viapiana e tive a mesma boa impressão. O CS 2004 que provei há alguns meses me pareceu ter vocação para bom envelhecimento.

    Se tiver a oportunidade, prove o Via 1986, o top da vinícola, varietal CS. Creio que irá gostar.

    Abs.,
    Marcus
    azpilicueta96.blogspot.com

  3. 3
  4. 4

    Oi Marcus
    Obrigado pela dica. Vou procurar esse vinho para conhecer. Outra pessoa também já me falou bem dele e agora fiquei mais curioso ainda.
    Abraços
    Daniel

  5. 5

    Prezados,

    Além da Tilintar (2543-1271) distribuir no RJ, todos os produtos da ótima vinícola boutique Viapiana (Espumantes, Cabernet Sauv., Merlot, Via 1986 e Sauvignon Blanc)eles também podem ser degustados na Eccellenza Pizzaria, em Botafogo, tel. 2535-0591.

    Abs

    Floriano

  6. 6

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>