VF 2005

Numa degustação para conhecer alguns dos vinhos Tops das Américas que foram produzidos no ano de 2005, estive com alguns amigos na loja Portal dos Vinhos, no Morumbi. A Loja é comandada pelos simpáticos Emilio e Fátima, que de vez em quando tem até a ajuda da sua filha, que leva jeito para o negócio.

Confesso que até hoje provei pouquíssimos vinhos da Villa Francioni, uma vinícola brasileira que tem se destcado bastante no cenário brasileiro e internacional. Sei da sua qualidade e vejo sempre suas premiações, mas por enquanto me faltaram oportunidades.

O VF 2005, um dos tops da vinícola, é feito com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Malbec. O corte é o típico “bordalês”, conhecido pela sua máxima expressão na região de Bordeaux, na França.

O vinho mostrou-se bastante vivo, com aromas passando por flores, frutas vemelhas discretas (sem aquele adocicado forte), um leve torrado e algum toque de mentolado que foi aumentando conforme o tempo que ficou na taça.

Na boca ele pareceu bem macio e com os taninos na hora de serem consumidos. Seu final não é muito longo, mas é bem prazeroso. Gostei bastante do vinho, que me pareceu bem elegante e que demonstrou um bom caráter. É um vinho que pode acompanhar bem as comidas principalmente pela sua evolução. Se você tiver um desses, pode guardar mais um tempo ainda se quiser.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>