Vertente 2007 (Niepoort)

Gosto de ver a importadora Mistral em eventos. Eles não participam de muitos, mas quando vão, levam bons vinhos. E no evento do IVDP (instituto de Vinhos do Douro e Porto) de 2011 eles estavam lá e dessa vez tive a oportunidade de provar os vinhos da gigante Niepoort, que é famosa pelos seus vinhos do Porto, mas que também tem uma grande gama de vinhos tranquilos (brancos e tintos) feitos na região do Douro.

O Vertente é feito com as uvas Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Amarela, Touriga Nacional e outras que não são identificadas. Isso é muito comum em Portugal, pois por muito tempo se plantou os parreirais sem grandes preocupações com qual tipo de uva que estava lá. Então se você vir um vinho que feito com “vinhas velhas” já pode saber que eles não sabem direito qual é o tipo de uva que tem em sua propriedade (e são muitas misturadas). E saiba também que a chance de ser um bom vinho é bem grande!

É um vinho elegante. Leve em sua estrutura (dá pra ver já na taça que ele não é muito escuro), é fácil de beber e de entender. Tem aromas bem definidos de frutas negras com leve toque de especiarias e tabaco. Na boca tem os taninos muito finos e delicados e esse 2007 me pareceu estar num bom momento pra se beber. Acho que dá pra guardar mais algum tempo, mas está muito bom agora. Um vinho gastronômico e que dá pra se beber tranquilamente com uma boa carne e até com alguns queijos curados.

Custa em torno de 90 reais na Mistral. Um bom preço para um vinho português dessa qualidade.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Daniel,
    A selecao daMistral eh uma das melhores, se nao a melhor.

    Fui pela 1a vez esse ano na Expovinis e senti falta do stand deles. Uma pena que eles selecionem tanto os eventos….
    Abs,\
    Ale

  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>