Verdicchio Dei Castelli di Jesi 2007

As noites enogastronômicas da Vinea são realmente uma boa opção para se jantar bem e beber bons vinhos com preços de loja (ou de importadora, que é melhor ainda). Estive lá a convite de minha amiga Silvia Cintra Franco, quando provamos esse vinho branco de uma uva que é pouco conhecida e pouco bebida no Brasil. Talvez esse baixo consumo se dê pela grande oferta de outras variedades ou talvez pela falta de conhecimento mesmo.

O Verdicchio Dei Castelli Di Jesi é um DOC Classico produzido na região de Marche, na Itália Central, pelo produtor Garofoli. Como o próprio nome diz, é feito 100% com a uva Verdicchio.

Alguns pontos me chamaram a atenção nesse vinho, a começar pela garrafa, que tem um formato diferente das tradicionais, que traz já uma certa “mística” ao vinho. É um vinho que tem uma coloração amarelo palha claro, bem jovem. Seus aromas remeteram a toques de frutas brancas como melão. Depois de um tempo de aberto surgiram notas de maracujá e um leve toque floral pra acompanhar. Em boca é agradável, mas senti falta de um pouco mais de acidez.

Outro ponto que me chamou a atenção foi a sua graduação alcoólica: 12,5%. Acho ótimo quando encontro vinhos menos alcoólicos, pois tendem a ser mais fáceis de beber (pelo menos pra mim).

Esse acompanhou um filé de salmão. O salmão ainda tinha mais gordura do que o vinho poderia suportar, mas não foi um casamento ruim.

Esse vinho me parece ótimo para se beber com entradas leves ou com petiscos (também leves). É um típico vinho para o verão, para se beber com amigos, antes de um almoço (ou até mesmo esperando por um churrasco, quem sabe?).

Gostei do preço dele: 49 reais! Um bom preço para se conhecer um vinho italiano feito com a uva Verdicchio.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>