Valmarino&Churchill Extra Brut 2009 (um espumante diferente)

Tive a oportunidade de participar de um painel para a apresentação de alguns espumantes nacionais durante o Circuito Brasileiro de Degustação 2011, realizado pelo Ibravin. O evento, que estava inativo desde 2005, voltou com toda a força e visitou 3 capitais: Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Gostei muito do evento e do nível dos vinhos.

Esse painel tinha 5 degustadores e 5 vinhos. Cada um falava de um espumante e o meu foi o Valmarino&Churchill Extra Brut 2009. Fiquei muito contente com a escolha, pois gosto muito dele. Conversei com o Guilherme Salton, o proprietário da vinícola e perguntei pra ele como tinha surgido o espumante. Ele me respondeu: “Surgiu de uma brincadeira nossa com o Churchill, que deu certo!”.

Churchill é um toneleiro americano que está no Brasil e faz vinhos junto com a Valmarino. Dessa brincadeira já surgiram o Churchill Cabernet Franc e agora o espumante.

Feito com 90% de Chardonnay e 10% de Pinot Noir, o vinho base (antes de ser espumatizado) passa 4 meses em barricas novas americanas (do Churchill, claro) e depois o espumante fica 9 meses em autólise, ou seja, em contato com as leveduras, para ganhar a complexidade.

É daqueles espumantes amarelo ouro, com borbulhas finas e que já na primeira vez que você leva a taça ao nariz sente muitos aromas. Passa pelo mineral, vai para um abacaxi em calda, solta um toque de brioche e fermento, caramelo, e por aí vai.

Na boca é muito cremoso, lembrando realmente um champagne. Seu final é relativamente longo e a madeira aparece muito bem. Teve gente no dia da apresentação que falou que gostaria de um pouco menos de madeira, para o vinho ficar mais leve.

Muita ou pouca madeira é discussão longa (e talvez para os enólogos). O que eu sei é que o espumante é sem dúvida um dos meus preferidos, dos brasileiros.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>