Valdivieso Caballo Loco No 12

O Caballo Loco é um grande vinho que tem uma história muito interessante.

Em 1990, os proprietários da Valdivieso resolveram fazer um vinho diferente. A idéia era simples: preparariam o vinho e engarrafariam só 50% da produção e guardariam os outros 50% para ser incorporado à próxima produção. O vinho seria mesclado (safra antiga com nova) e daí tirariam somente 50% e deixariam o restante para ser misturado à próxima safra. E assim por diante, sempre guardando 50% da produção.

Surgiu então, em 1990, o Caballo Loco No 1. Desde então os vinhos vêm sendo produzidos com mesclas de safras anteriores, até o Caballo Loco No 12, que é a safra mais recente. Não dá pra colocar a safra no rótulo, porque tem um monte de safra misturada.

Obviamente a história é bem interessante e me parece uma boa jogada de marketing, mas o vinho realmente é bom. Com uma ótima complexidade de aromas, misturou frutas vermelhas e aromas mais evoluídos como chocolate e torrefação. Na boca mostrou taninos  macios, mas com grande capacidade de envelhecimento. Por ter 14,6% de álcool, senti o vinho um pouco quente, mas nada que me incomodasse. Seu final é bem longo e não senti nada de amargor. É um vinho para ser bem harmonizado talvez com uma carne ensopada com molho de vinho, por exemplo.

Se você gostou da história e quer saber como é o vinho, terá que desembolsar algo em torno de 230 reais. Esse é importado pela Ravin no Brasil.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>