Tocado 2009 (um excelente vinho bom e barato)

A idéia era ir para uma degustação na Wine Society e conhecer alguns rótulos novos. Confesso que, pela correria, não prestei muita atenção às informações sobre os vinhos que degustaríamos. Mas como sabia que lá teria todas as informações, não me preocupei muito.

Cheguei lá na importadora (que aliás, tem um espaço para eventos muito legal. Já participei de alguns e foram muito bons) e fui muito bem recebido pelo Ari. O Ari é daqueles que tem um papo bom e que dá pra ficar conversando com ele sobre vinhos por horas. Mas papo vai, papo vem, chegou a hora de provar os vinhos. E eis que me surge o Tocado 2009, o primeiro da lista que iríamos degustar naquele dia. Já tomei uma “porrada”.

Sabem aqueles vinhos fáceis de beber? O Tocado é assim. Com taninos bem macios, aromas de frutas vermelhas maduras, corpo médio na boca e final bem gostoso, ou seja, é o que a gente espera de um bom vinho.

Gostei do vinho e acho que é uma excelente opção para aquelas pessoas que buscam os vinhos mais leves, mais frutados e que “não amarram muito a boca”.

Mas como o Ari é esperto, ele guardou a melhor surpresa para o final. Quando ele me falou o preço, quase comprei uma caixa. O vinho custa R$ 25. Isso mesmo, meus amigos, o vinho custa 25 reais. Não é fácil encontrar um bom vinho por esse preço, nem nos nacionais, imagina nos importados. Esse é espanhol, da região de Campo de Borja e é feito com 85% de Garnacha, 10% de Cabernet Sauvignon e 5% de Tempranillo.

É claro que não estamos falando de um vinho de guarda, daqueles super complexos que você encontra dezenas de aromas e fica com ele na taça por horas, só contemplando. Esse é daqueles pra comprar, abrir, beber e ser feliz.

Eu acho que já sei onde farei meu estoque de final de ano. E vou falar com o Ari. Esse sabe das coisas.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

5 Comentários

  1. 2
  2. 3
  3. 4
  4. 5

    Boa tarde Daniel,gosto de um bom vinho,mas,estou longe de tomar vinhos de alto valor,mas gostaria de saber,o que caracteriza o baixo,medio e alto valor do vinho?,o tipo de uva,paladar,aroma,etc,ou tudo isso junto.
    Verificando este vinho “Tocado”a uva é a mesma do vinho “Três Picos”do mesmo produtor,porém com preços diferentes.

    Obrigado

  5. 6

    Carlos, sua pergunta é bem complexa. O preço do vinho é determinado pela sua qualidade (que começa com a seleção das uvas), pelo tempo que ele fica sendo amadurecido nas barricas, pela qualidade das videiras e pelo marketing, é claro.
    Sugiro que você vá testando e vendo quais são os que você gosta. Acho que há bons vinhos em todas as faixas de preço, então é só você se adequar.
    De qualquer forma, há muito mais a ser analisado. Recomendo que se você quer se aprofundar, que faça um (bom) curso.

    Abraços
    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>