Terramater Unusual – Realmente um vinho diferente

O nome desse vinho já diz tudo. É fora do comum mesmo.

Provei esse (e outros do mesmo produtor) em uma feira da Wines of Chile, uma entidade que promove o vinho daquele país. A feira, aliás, estava enorme e cheia de vinhos que eu não conhecia. Vou relatando aos poucos por aqui.

O Unusual é um corte de Cabernet Sauvignon (50%), Zinfandel (20%) e Shiraz (30%). Eu nunca tinha provado um vinho com uma composição dessas, ainda mais do Chile. Se estívessemos falando de vinhos californianos, onde a Zinfandel reina, até que tudo bem, mas no Chile não. Aliás, nunca tinha provado nenhum zinfandel do Chile.

O vinho é realmente diferente, obviamente por conta do seu solo, seu terroir. Esse é produzido no Valle del Maipo, bem no centro do Chile.

Com aromas lembrando especiarias em contraste com o adocicado das frutas vermelhas que também aparecem, o vinho é intrigante. Chama a atenção também o toque de barrica e de frutas secas. Na boca é um vinho até relativamente fácil, com taninos bem ajustados. É um vinho que me pareceu ser bem gastronômico. Tem um álcool elevado e talvez até por isso precise de uma comida mais estruturada, até com um pouco de gordura, para se dar bem.

Então se você gosta de provar cortes diferentes de vinhos, pode buscar esse, que está à venda no Makro (não sei o preço). Para saber mais sobre o produtor, acesse o site da TerraMater.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

33 Comentários

  1. 1

    Oi Daniel!

    A importação da Makro está com alguns vinhos interessantes a preços bons mesmo.

    Já que falou em coisas fora do comum, este mesmo produtor elabora um monovarietal de Sangiovese no Maipo, que pode ser comprado por uns 22 reais. É um vinho bem interessante!

    Quando puder, não deixe de provar!

  2. 2
  3. 3

    Fui no Makro aqui de SP, o da Vila Maria, e a sommellier nao me tratou muito bem. Ela desconhecia esse corte, e ainda duvidou que existisse. O Sangiovese que o amigo citou, tb nao tinha. Só tinha o CS e Merlot por uns 20 e poucos reais, o Matre por 130 e um Unusual por 65. Enfim, os 2 que queria nao tinha.

  4. 4

    Eduardo, que coisa chata. Espero que isso pelo menos tenha sido um caso isolado, senão vão perder clientes. Se eu souber de outra loja que tem, eu te aviso.
    Abraços
    Daniel

  5. 5

    Com certeza vão perder clientes se nao nos tratarem bem e se nao se informarem melhor sobre os produtos que vendem.
    O Makro e importador exclusivo, então vou esperar mais ou menos um mês e volto lá para ver se já chegou. Para quem nao conhece a loja, ela tem uma parte nao climatizada e meio escura para os vinhos mais baratos, e uma outra sala climatizada, bem gelada para os vinhos mais caros. Tem tb aperitivos bem gostosos.

  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10
  11. 11

    Então Carlos, o Daniel foi tão entusiasmado nos comentarios que estou com vontade desse corte!
    Se tiver notícias da sua chegada no Makro, avise por favor.
    Abc!

  12. 12
  13. 13

    Essa semana voltei no Makro Vila Maria, e ainda nao tinha o Cs, Zinfandel, Shiraz.
    Comprei um Unusual Zinfandel 100% e um Limited Reserve 100% Sangiovese.
    O atendimento continua péssimo. Perguntei para a vendedora se tinha tal corte e ela nao sabia. Perguntei então onde estavam os Unusual, e ela sem se mover e sem dizer uma palavra, apenas apontou. Perguntei o preço, e ela tb nao sabia…. E uma pena, que uma loja tão legal ( em variedade de mercadoria ) tenha péssimo atendimento.

  14. 14

    Eduardo, fico chateado sabendo disso. O consumo de vinhos já não é grande no Brasil, com esses “incentivos” então, fica bem mais difícil. Espero que o pessoal do Makro veja esses comentários e faça algo.

  15. 15

    Ontem abri o Sangiovese limited reserve 2007.
    Decantei, pois tinha sedimentos e tb foi bom para aerar um pouco, já que ele ainda estava jovem. Coloração rubi escura, quase negro, taninos e acidez bem marcantes ainda. Aroma frutado, bem alcoólico, mas nao encomodou.
    Gostei do vinho, só falta agora o Makro melhorar o atendimento!
    Abc!

  16. 16

    Eduardo, que bom que pelo menos você não se deixou influenciar por isso e pensou só no vinho. O coitado do vinho não tem nada a ver com a grosseria dos caras, não é mesmo?
    Fico contente que tenha gostado.
    Abraços
    Daniel

  17. 17

    Ontem abri o Unusual Zinfandel.
    Excelente custo beneficio.
    O que percebi nos dois, e que são um pouco alcoólicos, mas nao chega a ser depreciativo por isso.
    Esse Unusual foi envelhecido 16 meses em Carvalho francês e foi produzido apenas 4000 garrafas.
    Pretendo ir experimentando outros cortes e varietais da Terramater. Conforme for experimentando vou postando aqui.

  18. 18

    Eduardo, obrigado por compartilhar com a gente as suas impressões.
    Quando o vinho é um pouco alcoolico eu costumo resfriar ele um pouco mais do que o normal (em torno de 13 ou 14 graus) e depois colocar um pouco no decanter. Algumas vezes esse alcool sai. Tenta e depois me conta.
    Espero o próximo!
    Abraços

    Daniel

  19. 19

    Prezado Eduardo, me chamo Artur Illiano e estou responsável pela operação Speciale no Makro. Primeiramente quero lhe agradeçer por ser um cliente MAKRO, também que lhe pedir desculpas pelo ocorrido em nossa loja, trabalhamos intensamente no investimento em atendimento à clientes, sentimos bastante quando isso ocorre, se possível gostaria de manter contato com o Sr. por um canal direto, agradeço se puder acessar nosso site e deixar vosso contato. Para nós é fundamental mantermos nossos clientes satisfeitos, tanto com os produtos adquiridos quanto com nossa prestação de serviços.
    Tenha um bom dia.

  20. 20
  21. 21
  22. 22

    Olá Artur!
    Só hoje ví seu comentário.
    Hoje voltei no Makro Vila Maria com a “desculpa” de comprar algumas coisinhas, para passar na Speciale. rs
    O atendimento melhorou, até pude observar vários funcionários trabalhando a todo vapor. Antes só tinha 1 ou 2 e hoje tinha uns 8.
    Como solicitado, meu e-mail é dr.eduardo1@hotmail.com

    Abraço!

  23. 23

    Bom, voltando ao tópico dentre os vinhos que comprei, dois são Terramater.
    Um é o Altum CS 2008 / Curico Valley
    Outro é o Terramater Limited Reserve 2007 Merlot, também com a D.O. Curico.

    Eles vão descansar na adega, e assim que prová-los posto aqui.

    Abraço a todos!

  24. 24

    Essa semana abri o Merlot. Logo de cara já decantei, pois os Terramater nao são filtrados e tem muito sedimentos.
    Esse Merlot 2007 me decepcionou, pois nao era nada do que esperava. Muito acido, taninos muito agressivos, muita madeira tanto no aroma como no sabor. Depois de umas 2 hs no decanter, melhorou um pouco, mas mesmo assim descia quadrado. De Merlot esse só tem o nome da uva. rs

  25. 25

    Tenho o costume de visitar o Makro atrás de oportunidades. O quem mais vou é o de SBC. Realmente a loja não tem um atendimento do nivel do requinte que quer trazer. Sacolas de verduras pra quando vc gasta uma boa grana em vinhos bons? Já cansei de reclamar no site.
    Mas há otimas oportunidades. Principalmente as importaçoes deles. Portugueses e esses vinhos da Terramater. Não provei o Unusual, mas o Altum CS e os Limited Reserve CS e Carmenere são otimos. O Sangiovese não gostei…. nada a ver com o que se nota num vinho toscano. É um tipico sulamericano frutado.. dificil identificar a cepa. O Altum CS por 30 e pouco é uma barbada pelo preço. Mas acabou. Os Reserve achei uma vez por 13 reais.. comprei 4 caixas rs..

    Abs!

  26. 26

    Fernando, concordo com você que eles deveriam dar um tratamento mais legal para os vinhos. Estão investindo na importação e em bons rótulos, mas precisam ter estrutura para isso. Espero que vejam e que mudem.
    Abraços
    Daniel

  27. 27
  28. 28
  29. 29
  30. 30
  31. 31

    Quando vc for Daniel, faca uma visita surpresa rsrs.
    Sinceramente desencanei de comprar lá. Quero ser bem atendido e ter preços bons. Tem uns rótulos lá pichules bem carinhos, tipo o lixao Baron Darignac exposto como um rei rsrs. Quem nao conhece, dança.
    Fui lá de novo, depois da ultima vez que postei e nao adianta, e como o Fernando disse, o atendimento esta bem longe do ideal.

  32. 32
  33. 33

    Oi, este Imp , dos vinhos da terra mater esta localizado no Rio de janeiro. BOISSE Brasil .
    Tel : 21 98850-6946
    Bom final de semana.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>