Terragnolo e seus vinhos de qualidade

terragnolo

Em minha visita ao Vale dos Vinhedos, no Sul do Brasil, tive a oportunidade de conhecer vários produtores pequenos que estão se destacando no mercado e que são uma bela promessa.

E a Terragnolo é sem dúvida uma dessas. Auto intitulada “a menor vinícola do Vale dos Vinhedos” pela sua proprietária, eles mostram que tamanho não é documento. Em um barracão rústico e realmente pequeno, produzem um cabernet sauvignon e um merlot (ambos reserva) de ótima qualidade. Provei os dois da safra 2005 lá e trouxe duas garrafas para consumo posterior.

Com uma produção familiar e vinhedos próprios, aquela máxima de que “o olho do dono engorda o gado” é comprovada. Segundo me contaram lá, para a primeira safra foi necessário bastante sacrifício. Um dos sócios é quem mexia o mosto nos tanques e tinha que fazer isso a cada 3 horas, manualmente, com uma “colher de pau gigante”. E isso era dia e noite, sem parar. Ou seja, só com muito amor mesmo.

O resultado foi a criação de vinhos com muito corpo, aroma e tipicidade.

Por enquanto, a vinícola só faz vinhos varietais dessas duas cepas, além da geléia, que por sinal, também é uma delícia.

Se encontrar por aí esses vinhos, compre. Custam em torno de 35 reais, o que é um preço bastante justo para esse vinho, que na minha opinião, ainda vai dar o que falar.

E pra garantir, eu comprei mais duas garrafas pra mim na última feira que os encontrei.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

0 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>