Tempus Malbec 2008

Esse é um vinho argentino da vinícola Tempus Alba. Conheci os vinhos deles em uma feira e me encantei pela sua qualidade e estrutura. Já comentei aqui sobre o Tempus Syrah e também sobre Tempus Pleno.

Hoje vamos falar um pouco sobre esse Malbec que é produzido na região do Maipú e que passa 8 meses em barricas de carvalho antes de ser engarrafado.

Eu diria que é um típico Malbec argentino, com muita potência, corpo e vivacidade. Possui uma coloração bastante escura e quase nenhum halo de evolução.  Em taça apresentou aromas bastante francos de frutas vermelhas e negras, com destaque para amora e ameixa preta. Apresentou também um forte aroma de madeira. Após algum tempo de aeração (vinho deixado na taça para descansar um pouco) apareceram toques de torrefação.

tempus_malbec_08Em boca a sua estrutura é confirmada, mas com taninos bem macios e maduros. Seu final é médio a longo, mas com um leve toque de amargor. Esse é um vinho que vai ser muito melhor aproveitado se provado com comida. Beber esse vinho sem acompanhamento é tarefa para poucos (e bravos), pois sua estrutura pede algo (de preferência com alguma gordura) para equilibrar a boca. Passou-me pela cabeça a idéia de se ter um risoto ao funghi ou até mesmo medalhões com esse molho para fazer a harmonização. Pode ser algo assim ou, se quiser fazer algo mais típico, um churrasco argentino.

O que mais me atrai nos vinhos da Tempus Alba é o preço. Esse eu comprei no Wal Mart por 32 reais. Um ótimo preço para a sua qualidade. Continuarei provando outros da linha para a comparação. Até agora nenhum decepcionou.

Veja também os outros já comentados: Tempus Syrah e Tempus Pleno.

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Você conhece o Tempus Pleno? Esse me agrada muito.

    Só um detalhe me incomodou um pouco no Malbec. Eles podiam ter caprichado um pouco mais na rolha. Esse vinho merecia uma rolha de cortiça de qualidade.
    Abs

    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>