Tem champagne guardado e não sabe se está na hora de abrir?

Champagne é um tipo de vinho que pode ter uma longa vida dentro da garrafa. Há alguns vintages que duram décadas e quando são abertos, parecem até que foram feitos há poucos anos, esbanjando acidez, um monte de borbulhas e aromas sem fim. Mas como acontece com os vinhos, esses borbulhantes não são diferentes e os mais longevos são a minoria e infelizmente,, bem caros.

Então se você tem uma garrafa de champagne há algum tempo guardada, vale a pena revisar sua adega, pois você pode estar perdendo o melhor que ele pode oferecer.

Para facilitar a memorização, replico aqui o que ouço frequentemente dos produtores: Os champagnes são colocados no mercado sempre no seu auge, então teoricamente, o melhor é que você consuma no ano que chegou para você. Em geral os Bruts e Rosés non Vintage ficam 3 anos guardados e os Vintages ficam um pouco mais, variando bastante dependendo da safra e de como foram vinificados (mais tempo em madeira, tipo de fermentação, etc).

Note, por exemplo, que em geral as casas de champagne soltam seus vintages ao mesmo tempo, “inundando” o mercado com suas garrafas do mesmo ano. Nos anos passados vimos bastante Vintage 2004 chegando, se você se lembrar bem. Estavam todos prontos para beber.

Mas o que vai acontecer se você guardar por muito tempo? Bem, pode ser que aconteça o mesmo que se passou comigo, quando abri esse Michel Gonet Blanc de Blancs 1998. Já estava “passado”, com bem pouco perlage, aromas lembrando até o oxidado e quando ficou mais quente na taça, parecia até um Jerez. Eu adorei e não vou me esquecer da experiência, mas sem dúvida esse champagne era bem diferente há uns 5 anos.

 

champage_michel_Gone_1998

 

Então não perca tempo, vá até a sua adega e reveja tudo o que tem. O final de ano está chegando e oportunidades não faltarão.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

18 Comentários

  1. 1

    Daniel, meu pai “deixou de herança” um Dom Perignon Vintage Brut 1996… ficou na adega direitinho, conforme manda o figurino, mas tenho dúvidas se estaria bom, principalmente porque quero vendê-lo junto com outros vinhos franceses. O que você acha?

  2. 2
  3. 3

    Daniel, tenho uma Salton Charmat meio doce na despensa há algum tempo, comprei pra presentear e não fui. Estou pensando em presentear em uma comemoração que me apareceu agora mas nao sei se a espumante esta boa ainda. No rótulo diz que ela é valida ater o consumo se mantida intacta, o que aconteceu, estava protegida da luz e umidade. Tem um selo proximo a tampa na parte de cima com alguns numeros e letras ” Receita Federal do Brasil AB 36972007″. Saberia me dizer o que esse numero significa e como posso descobrir a data de engarrafamento se já nao me lembro. Obrigada

  4. 4

    Tenho um moet Chandon Black já a 3 anos estou em duvida se posso usar numa serimonia no dia 9 de Dezembro de 2017, serão que ainda está em condições de ser consumido?

  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8

    Meus pais tem o espumante Perlage (filtrado doce rosado) guardado por uns vinte anos….gostaria de saber se ainda dá para beber?

  9. 9
  10. 10

    Daniel, tenho duas Champagne Taittinger Brut Reserve guardadas desde Novembro de 2016, gostaria de levá-la num aniversário que irei neste mês, porém estou receosa.

  11. 11
  12. 12
  13. 13
  14. 14

    Boa noite Daniel
    Tenho um champagne Veuve Glicot Ponsardin Brut que comprei há 10 anos .
    Posso ainda bebê-lo no Reveillon de 2018-2019 ou é melhor não arriscar ?.

  15. 15

    Claude
    Só vi sua mensagem agora, depois do reveillon, mas espero que tenha aberto. Pode sim e deve estar legal ainda, se guardado em boas condições.

  16. 16
  17. 17

    Boa tarde Daniel, tenho uma champagnes Gosset Excellence Brut a uns 10 anos, desculpa mais não entendo muito de Champagnes, mais será que já passou do tempo de abrir?
    Obrigado.

  18. 18

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>