Tabalí Sauvignon Blanc 2009

Servir vinho em taça não é nada fácil em restaurantes. Pode parecer que é preciso simplesmente ter as garrafas, colocar no cardápio e servir. Mas não é bem assim. Além de ter vinhos que sejam compatíveis com o “bolso” dos consumidores do local, é preciso que se tenha (ou que se projete) um giro para isso. Senão o restaurante vai abrir uma garrafa para o primeiro que pedir e essa garrafa ficará lá, esperando a próxima taça até estragar. E como o vinho depois de aberto tem uma vida muito curta, é realmente preciso ter giro.

Então quando vou a algum restaurante que tem bons vinhos em taça, eu bebo. É uma oportunidade de provar vinhos diferentes e principalmente de não ter que pagar uma garrafa inteira pra isso.

E o Santo Grão do Jardins é um lugar que preenche esses requisitos. Lá você pode provar bons vinhos, com bons preços, fazer brincadeiras de harmonização com diversos pratos da casa e no final ainda tomar um belíssimo espresso com os blends da casa.

E foi lá que eu bebi o Tabalí Sauvignon Blanc 2009, um vinho chileno produzido no Valle do Limarí, que eu já queria provar há algum tempo. E fui feliz na escolha e o vinho me agradou bastante.

Logo de cara já percebi a sua coloração amarelo palha claro, aromas de maracujá, cítricos e toques herbáceos. Aliás, seus aromas persistiram por um longo tempo em taça, sem descansar.

Em boca o vinho mostrou-se com um ótimo corpo (mais do que eu esperava para esse Sauvignon Blanc, pra falar a verdade), acidez controlada e um final de média duração, mas bem saboroso.

Pra um dia quente em São Paulo, num final de tarde de trabalho duro, nada mais refrescante. Aliás, diria que não é só refrescante, mas sim revigorante. Como diria meu amigo Alexandre Frias, todo mundo merece uma taça de espumante pela manhã e uma taça de vinho à noite. Sábias palavras.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

0 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>