Susana Balbo Crios Syrah Bonarda 2008

Muito se ouve falar sobre a enóloga Susana Balbo aqui no Brasil. E ouve-se falar bem. Proprietária da Bodega Domínio del Plata, situada em Lujan de Cuyo (Mendoza), na Argentina, a Susana Balbo produz realmente vinhos de ótima qualidade.

Na bodega são produzidos vários vinhos, classificados em algumas linhas. A linha Crios é uma delas, que me parece ser a mais conhecida. É um vinho que tem um ótimo custo X benefício. Consegui então finalmente provar um vinho dessa linha, feito com Syrah e Bonarda, que são duas uvas que me agradam bastante.

Apresentou uma coloração rubi bastante intensa, provavelmente resultado da utilização da bonarda. No nariz apresentou aromas muito intensos e francos, passando por frutas vermelhas como geléia de cereja, baunilha, café e um toque de pimenta branca.

Em boca apresentou ótimo equilíbrio, com boa acidez, mas nada exagerada, final de média persistência, mas sem amargor. Inicialmente apresentou um sabor lembrando azeitona na boca, mas que com o tempo se dissipou. Algo inusitado, eu diria.

É um bom vinho, que pode fazer parte do dia a dia das refeições, mas que por sua força e concentração, tem que se tomar cuidado. Comidas mais leves vão ser “atropeladas” por esse vinho. Pra quem gosta daqueles vinhos mais intensos, esse me parece uma boa opção.

Custa em torno de 45 reais.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

4 Comentários

  1. 2

    Por coincidência, voltando para casa eu comprei um deste! E também um Malbec e um Cabernet (que estou tomando!), todos 2008.

    Paguei R$ 32,90 por cada um deles.

    Vinho bom, preço interessante, acho que fim um bom investimento 😀

    Pena que o site da Dominio del Plata está defasado – ficha técnica dos tintos, só de 2007 para trás. E sequer tem informações sobre a linha Anubis.

  2. 3

    Gabriel, é verdade, e não é só esse site não. Muitos produtores não atualizam seus sites, o que nos deixa “na mão” de vez em quando… rsrs

    Abraços

    Daniel

  3. 4

    Acabei de secar uma garrafa do 2010! Que vinho e esse?! Um dos melhores vinhos que bebi, e sem exagero. Essa safra 2010 esta muito equilibrada, taninos, acidez, aromas, sabor e sem o maldito sabor de mobília da vovó! Esse foi o Syrah / Bonarda ( adoro a Bonarda ) , vou experimentar os outros também. Se tiver a oportunidade, experimente esse 2010.

  4. 5

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>