Sovrana Barbera d´Alba 2006

Esse é um dos vários vinhos produzidos pela gigante italiana e mundialmente conhecida Batasiolo. Essa vinícola que produz ótimos vinhos é figurinha carimbada aqui no Brasil e seus vinhos são de ótima qualidade.

Esse é um Barbera d´Alba, que é produzido nas colinas do Langue, na região de Barolo. Alguns costumam dizer inclusive que a Barbera é uma prima (distante, eu diria) da Nebiolo, a uva do vinho Barolo.

sovranaÉ um vinho que possui uma coloração rubi intensa e com um bom halo de evolução. Tem aromas de frutos negros e com toques terrosos, como um bom e típico vinho italiano.

Em boca sua acidez marcante nos lembra novamente a característica típica dos vinhos daquele país. Pra mim apresentou uma leve pontinha de amargor no final, mas nada que me incomodasse e que não fosse tirada com uma boa comida pra acompanhar.

Pareceu-me um vinho com um leve potencial para guarda, ou seja, algo em torno de 5 a 7 anos. Acho que mais do que isso o vinho deva entrar em declínio. É um vinho fresco e que acompanha bem um dia frio com uma massa básica com molho vermelho (um espaguetti ao sugo mesmo iria bem).

Vale a pena provar esse (custa em torno de 65 reais) mas se puder conheça também os outros vinhos da Batasiolo, em especial os seus Barolos e Brachettos (mas esses já possuem um valor um pouco mais alto). Quem sabe em uma ocasião especial?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>