Sonata Reserva Chardonnay 2009

Esse vinho tinha tudo pra não dar certo pra mim. Primeiro porque eu tenho que confessar que eu nunca comprei nenhum vinho da Sonata (que é vendido no WalMart aqui no Brasil) por puro preconceito. Não sei explicar, mas achava simplesmente que era de baixa qualidade e não queria nem saber dele.

Depois porque um Chardonnay com 2 anos de engarrafamento, se não for reserva mesmo, já estará perdendo bastante as suas características. Em geral esses vinhos precisam ser consumidos jovens (de preferência até no ano que foram fabricados) para manter o seu frescor.

Bem, mas como eu gosto de fazer minhas “pesquisas” e também porque eu prometi aqui procurar vinhos bons de supermercado, eu acabei comprando esse. E fui bem surpreendido. No contra-rotulo diz que foi fermentado e envelhecido em barricas de carvalho. Nota-se isso realmente logo no nariz, que traz algumas notas mais lácteas, chocolate branco e um pouco de madeira, mas claro que não deixando de lado s características típicas da uva Chardonnay, principalmente o aroma que remete ao abacaxi. Na boca o vinho tem um corpo médio, acidez relativamente boa. O final do vinho é um pouco curto, mas bem correto.

Pareceu pra mim um bom vinho para quem quer conhecer um Chardonnay que passa por barrica. Não espere grande complexidade, mas pelo preço (em torno de 20 reais), é uma ótima opção, principalmente para o dia a dia.

Mais um bom achado de supermercado. Agora vou tomar coragem e provar os outros (tintos) da Sonata.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

4 Comentários

  1. 1
  2. 2
  3. 3

    Esperimentei um balbo chardonay safra 2009,mas nao gostei acho que a mal conservaçao do vinho mudou suas caracteristicas,pois nao sei ainda dizer se ele estava no seu padrao ,ou se estava em pessimas condiçoes,pois era de cor de carvalho,de pouca ,quase nada de acidez,e aroma forte de carvalho,por isso nao gostei,achei do pior que ja tomei,talvez ja estivesse extragado,por isso nem o resto consegui tomar.Alguma informaçao que tiverem sobre o vinho,agradeço,obrigado.

  4. 4

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>