Siro Pacenti Rosso di Montalcino 2005

siro2005Finalmente chegou o grande dia de degustar esse Rosso di Montalcino. Eu estava guardando uma de minhas garrafas (por sorte tinha duas) para uma ocasião especial. E como falei aqui no blog já, o Dia dos Namorados me parece uma dessa datas que devemos ter um ótimo vinho conosco. O escolhido foi esse belíssimo exemplar da Toscana.

Pra acompanhar (e não atrapalhar), somente brusquetas de calabresa com queijo de cabra, feitos em casa mesmo. Excelentes, por sinal.

O vinho era realmente o que eu esperava. Logo ao abrir, uma explosão de aromas, como que me dizendo que esse vinho realmente deveria ser tomado logo. O primeiro aroma percebido foi o de uma madeira fresca (aquele da caixa de vinhos).

Aromas de frutas já bem maduras como ameixas, blackberries e outras vermelhas fortes foram as mais fortes que apareceram na sequência.

O vinho foi para o decanter (esse merece) e evoluiu bastante, passando a aromas terciários como madeira molhada, bosque (folhas, galhos) e algum herbáceo.

Beber um (bom) vinho de Montalcino é sem dúvida uma experiência fantástica. Dá pra se sentir na Itália, sentado às margens de um morro de frente para os vinhedos, com a sua garrafa em cima de um barril sendo improvisado como mesa, conversando com um amigo italiano que vai lhe contar como passou a vida inteira bebendo vinhos da região. Não seria demais? Foi assim que eu me senti ao beber esse vinho.

Para minha sorte ainda tenho outra garrafa, que será aberta logo, mas também em uma ocasião especial, como esse vinho merece.

E você, gosta dos vinhos de Montalcino? Qual o seu preferido?

 

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Siro Pacenti Rosso di Montalcino 2005”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *